"Uma jornada de 200 quilômetros começa com um simples passo"

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Torneio de Coroação Valeparaibano de Xadrez - Mudanças para 2010


Eu vs Tiago na 3a rodada (o que tem de errado nesta foto?)

Dia 20 de Dezembro de 2009 aconteceu o torneio de coroação do Circuito Valeparaibano Xadrez 2009, um torneio de confraternização para reunir o pessoal para a premiação dos melhores do ano.

Neste torneio eu dei sorte como nunca e como nunca e consegui vencer o torneio com 4,5 em 5 possíveis. Tiago Augusto dos Santos também fez 4,5 mas superei nos milésimos.

As partidas:

Na duas primeiras rodadas não tive nenhum problema já que na primeira eu consegui prender a Dama de meu adversário e este abandonou em seguida e na segunda partida meu adversário pendurou o cavalo no 4º lance.

Já na terceira, enfrentei o Tiago (foto) e joguei uma inglesa de brancas em que errei no 13 lance e ele ganhou qualidade (torre por cavalo). Porém as peças valem pelo que jogam e ele sabiamente começou a tentar abrir colunas para as torres jogarem mas a posição estava bem tática e consegui ganhar 2 peões com um sacrifício de bispo onde ele não poderia tomar pois perdia a Dama. Passando do meio jogo para o final sacrifiquei a Dama em resposta a um ataque de torre e acabei capturando o último bispo dele. No final eu estava com Dama e 2 bispos contra Dama e torre e pela posição eu acho que estou ganho mas daí a ganhar com o tempo apertando é outra história. Acabamos com um final de Damas no ping e mesmo com 2 peões a mais, aceitei o empate pois os peões cairiam, deixando a posição morta. Em resposta a pergunta da foto, começamos a partida com o meu rei no lugar da dama, rsrs. Apenas no 5º lance o Tiago me chamou atenção, rsrs

Na quarta partida joguei de negras contra um dos organizadores do torneio, Laerte Lopes. Jogamos uma inglesa também e achei que estava ganho lá pro 15 lance já que tinha a opção de cravar os 2 cavalos dele sem devida defesa. Pois bem, com um sacrifício com compensação mínima obtive uma peça a mais e um peão a menos. Ambos os Reis estavam com ameaça de mate de "gaveta" e isto proporcionou um meio jogo bem tenso e duvidoso. Laerte ficou com um peão passado e tive que trocar uma torre por cavalo e peão e entramos num final de Damas, eu com bispo e cavalo vs Dama contra torre, com mesmo número de peões. No ping (relâmpago), cometi um erro que poderia ser fatal, ele podia tomar meu bispo e eu não poderia retomar pois levaria mate de "gaveta" com a Dama. Felizmente ele não viu e depois de alguns lances entramos num final de bispo e cavalo vs torre, onde consegui capturar a torre e para o Laerte só restou abandonar.

OBS: No pós-mortem Laerte me perguntou se ele sacrificasse a torre por um peão e restasse apenas bispo e cavalo eu aceitaria empate. De jeito nenhum, mesmo com um minuto eu tentaria dar mate já que estudei este tipo de mate diversas vezes no começo deste ano e aqui vai uma dica mais do que batida: estude finais!!!
Gosto muito de jogar com o Laerte porque sempre nossas partidas são agudas e cheias de táticas!

A quinta partida foi a mais bizarra de toda minha vida! Joguei contra Antônio Cipolli, colega de treinos aos sábado no clube Itaguará em Guaratinguetá. Jogamos uma inglesa (eu de brancas) e errei estrategicamente pois achei que par de bispos era superior na posição contra cavalo e bispo mas como as Damas iriam ser trocadas forçadamente, não havia muito perigo para ele.
Resultado: Com uma sequência simples acabei ficando com 2 PEÇAS A MENOS! Até agora não sei porque não abandonei, mas sei que lembrei do meu pai na hora pois ele nunca abandonara, rsrs.

Continuamos a jogar até que analisei bem a posição e senti que tinha uma chance pois um peão meu poderia chegar até a sétima e havia outro peão que poderia promover e evitar que o rei impedisse isso! É notável que meu adversário poderia ter arrematado o jogo várias vezes mas o tempo começou apertar e o cansaço bateu forte com o calor, assim, achei que ainda podia pelo menos dar algum trabalho a ele.
Pois bem, ele devolveu um cavalo para melhorar a posição de seu bispo e depois de alguns lances ele abandonou pois a promoção de Dama era inevitável e ele tinha pouco mais de 1 minuto no relógio, e eu uns 8 mas acredito que ele abandonou pela derrota psicológica que sofreu.
2 peças a menos e não abandonar já é uma certa falta de respeito mas perder pra alguem que possui esta condição é embaraçador. Faz parte do jogo, ainda mais em partidas rápidas.

Resultados:

Absoluto
Feminino
Sub 11 e sub 15

Mais informações no site: http://www.avpxadrez.com/

Bom, agora vou falar sobre a reunião que tivemos após o torneio com alguns representantes de algumas cidades que participam do Circuito Valeparaibano de Xadrez.

Resumindo, as principais mudanças para 2010 serão:

No fim do ano passa-se a ter um torneio fechado com os 8 melhores do ano jogando no sistema Schuring ou seja todos contra todos no ritmo de 15 min KO.

A premiação será da seguinte forma:
1º colocado = 50% do percentual arrecadado durante o ano (parte das inscrições)
2º colocado = 30%
3º colocado = 20%

As inscrições passam-se a ser de 15 reais no absoluto e 10 reais nas demais categorias.

Fora do circuito haverá no mínimo mais 1 torneio pensado e 1 relâmpago. Há possibilidades de um torneio por equipes.

Todos os torneio começaram sem atraso (esperamos) às 10 hs

O pagamento das inscrições será feito por depósito direto no caixa e nas lotérias. Será criada uma conta bancária em nome da Entidade AVPX. O depósito por caixa eletrônico não será permitido.
Agora teremos 2 semanas se inscrições antecipadas.

Teremos agora categorias sub 16 e sub 12 e não mais sub 15 e sub 11.

Haverá um torneio fechado também para as outras categorias, funcionando da seguinte forma:

4 melhores da categoria sub16 e 4 melhores da categoria Feminino formando um torneio fechado.
4 melhores da categoria sub12 e 4 melhores da categoria do sub 15 Feminino formando um torneio fechado

A premiação para estes 2 torneios será a seguinte:
1º colocado - Relógio de Xadrez
2º colocado - Livro (s)
3º colocado - jogo de peças

No veterano tbm será feito um torneio fechado, com os 6 melhores colocados, sendo a premiação:
1º colocado - 50% do valor arrecadado (parte das inscrições)
2º colocado - 30%
3º colocado - 20%

Lembrando que o critério de classificação para os torneios fechados continuarão os mesmos, ou seja, por pontos nos torneios durante o ano.

Creio que essa foram as maiores mudanças. O novo regulamente será redigido em breve e estará disponível no site http://www.avpxadrez.com/ a partir de meados de Janeiro.

Grande abraço e boas festas a todos! Em Janeiro estarei de volta!
Obrigado a todos que acompanham este blog!

Daniel Yoshito Ikejiri
Kannkeen (buho21 e JaqueMate)

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Campeonato Brasileiro de Xadrez 2009, Copa do Mundo de Xadrez, London Chess Classic, Torneio de Coroação 2009, Rádio Xadrez


(Giovanni Vescovi)


(Boris Gelfand)

Olá a todos!

Este provavelmente deve ser o último ou penúltimo post do ano, já que os torneios praticamente acabaram, mas Janeirão estaremos novamente na ativa!

Hoje falarei sobre muitas coisas, então vamos lá:

O Campeonato Brasileiro de Xadrez de 2009 foi realizado em Americana, entre os dias 02 e 11 de dezembro de 2009. O torneio contou com 12 jogadores, dentre eles 5 GMs e 4 MIs e com um rating médio de 2469 Elo, sistema Schuring (round robin), ou seja todos contra todos.

Giovanni Vescovi venceu o torneio com convincentes 8.5 em 11 possíveis porém com uma derrota (única) expressiva contra Rafael Leitão em 24 lances, levando um tático. Deve-se observar como se comportar quando perdemos uma partida em poucos lances e temos um torneio pela frente. Giovanni jogou contra Krikor depois da partida com Leitão, sendo que Krikor estava em ótima fase (6,5 em 7,0) e passava a liderar o torneio. Giovanni "recolocou" sua cabeça no lugar e venceu uma partida tensa.

Destaques também para Krikor Mekhitarian que chegou a liderar o torneio e ficou em 3º e mais do que isso, conquistou a sua 1a norma de GM! Roberto Molina consegui a 3a e definitiva norma de MI! Parabéns aos novos mestres!

Pelo que parece todos os participantes gostaram da organização mas dois pontos importantes a serem criticados foi a ausência de uma cerimônia de encerramento e a falta de um troféu pelo menos para o campeão. Estranho, não?

Mais informações:

Resultados
Partidas
Blog do Krikor


Vamos agora a Copa do Mundo de Xadrez!

Entre os dias 20 de Novembro e 15 de Dezembro de 2009 foi realizada a Copa do Mundo de Xadrez em Khanty-Mansiysk, Rússia.
O torneio contou com 128 jogadores pré-classificados, 7 rodadas eliminatórias até chegar ao campeão, ritmo de jogo de 90 minutos para os primeiros 40 lances seguido de 30 minutos para o resto da partida com 30 segundos de bônus desde o lance inicial.

As eliminatórias aconteceram da seguinte forma:
as 6 primeiras eliminatórias foram disputadas em 2 partidas pensadas e caso houvesse empate seriam disputadas mais 4 partidas rápidas e caso persistisse o empate, mais 4 partidas blitz (relâmpago).
A última eliminatória, para decidir o campeão, muda apenas as partidas pensadas que passam a ser 4.

Ruslan Ponomariov e Boris Gelfand disputaram o título, sendo que o último venceu apenas depois das disputas nas partidas blitz:

Players G1 G2 G3 G4 R1 R2 R3 R4 B1 B2 B3 B4 Tot
Ponomariov, Ruslan (UKR) ½ ½ ½ ½ ½ 0 ½ 1 0 1 0 0 5.0
Gelfand, Boris (ISR) ½ ½ ½ ½ ½ 1 ½ 0 1 0 1 1 7.0

Ruslan derrotou : El Gindy, Essam (EGY), Akobian, Varuzhan (USA), Motylev, Alexander (RUS), Bacrot, Etienne (FRA), Gashimov, Vugar (AZE), Malakhov, Vladimir (RUS).

Gelfand derrotou: Obodchuk, Andrei (RUS), Amonatov, Farrukh (TJK), Polgar, Judit (HUN), Vachier-Lagrave, Maxime (FRA) (atual campeão mundial juvenil), Jakovenko, Dmitry (RUS), Karjakin, Sergey (UKR).

Site Oficial
Resultados
Partidas
Entrevista com Boris Gelfand (em inglês)
Entrevista com Boris Gelfand (em espanhol)


Vamos falar agora do torneio London Chess Classic, que aconteceu em Londres (logicamente, entre os dias 08 e 15 de Dezembro e contou com a presença de Magnus Carlsen Vladmir Kramnik, Hikaru Nakamura, David Howell, Michael Adams, Nigel Short, Luke McShane, Ni Hua.
O torneio foi disputado no sistema Schuring (round robin), seguindo a seguinte pontuação:
3 pontos para vitória
1 ponto para empate
0 ponto para derrota
Esse método é para evitar empates sem jogo que é frequente nas partidas de GMs.
O grande vencedor foi Magnus Carlsen com 13 pontos - 3 vitórias e 4 empates, confirmando assim sua melhor fase na carreira. Na primeira rodada ele venceu nada menos do que Kramnik.
Agora o rapaz de 19 anos possui simplesmente 2809 de rating de acordo com o LiveRating.
Segue a classificação final do torneio:

Nr Title Name Rating Fed Score Win Draw Loss TPR Tie break

1 GM Carlsen, Magnus 2801 NOR 13 3 4 0 2839

2 GM Kramnik, Vladimir 2772 RUS 12 3 3 1 2787

3 GM Howell, David W L 2597 ENG 9 1 6 0 2760 Win with black

4 GM Adams, Michael 2698 ENG 9 1 6 0 2746 Win with white

5 GM McShane, Luke J 2615 ENG 7 2 1 4 2606

6 GM Ni, Hua 2665 CHN 6 1 3 3 2599 One game won

7 GM Nakamura, Hikaru 2715 USA 6 0 6 1 2644 No games won

8 GM Short, Nigel D 2707 ENG 5 0 5 2 2593

E tem gente dizendo que o treinamento com Kasparov é apenas marketing....

Mais informações:

Site Oficial
Resultados
Partidas
Live Rating


Vamos ao Vale do Paraíba!
No próximo domingo, dia 20 de Dezembro, teremos o torneio de coroação, que para mim é mais como um torneio de confraternização que serve também para premiar os melhores do ano que jogaram o Circuito Valeparaibano de Xadrez.

Por enquanto temos os seguintes inscritos:

Adriano Marinho S-15
Alexander Costa ABS
Alexasandra Helena D Lima F-15
Ana Laura Fogliene De F-15
ANDREIA FELIX SOARES Fem
Daniel Yoshito Ikejiri ABS
Erick Alexandre M Ramos S-15
Felipe Lucca Humphereys S-15
Gabriel Lucca Humphreys S-15
Gabriel Silva Nascimento ABS
Guilherme de Souza Barro ABS
isabela santos cursino F-15
James Yuji Kinoshita S-11
jefferson jose martins ABS
joão Batista de Oliveira ABS
Joao Pedro Capizzani Siqueira Silva S-11
Jonathas Marcelo Pereira S-15
Jose Fernando Barbosa Vete
Julia Banhato F-15
Julio Cesar Pugliese S-15
Kelly Miwa Kinoshita F-11
Leandro de Amorin Vieira ABS
Luiz Claudio Simoes da Silva ABS
Marcelo Rodrigues Azevedo ABS
Mariana Lemes Inaoka Fem
Mateus Pereira da Silva ABS
Miguel Abrahao Servi Pin ABS
Nayara de Souza Q Pozo F-15
Nicolas Dias Padilha ABS
Nicolas Ryoiti Kinoshita S-11
Plauto L. Vesaro ABS
Rafael C. de Carvalho ABS
Rauanda Schultz Santos Fem
Rita de Cassia Prazeres F-15
Tharik R B G O Troccoli ABS
Tomas Turbando H.Romeu Pinto S-11
Valmir Alves da Silva ABS

Aproveito aqui para deixar minha opinião sobre uma coisa que está acontecendo com freqüência, que é algum imbecil doente que não tem o que fazer e fica inscrevendo nomes como Tomas Turbando H.Romeu Pinto. O que é a capacidade humana quando não se tem o que fazer. Vai fazer alguma coisa de útil cara. Faça algo de útil!

As inscrições para o torneio se encerram amanhã, as 23:00hs, no site:
http://www.avpxadrez.com/

Agora vamos ao último tema (ufa!):

Rádio Xadrez

Meu amigo enxadrista Tiago Santos, criou um blog chamado http://vidaemminiatura.blogspot.com/ em que ele deixa como post programas gravados por ele com convidados falando sobre xadrez e "outras bobeiras".
Eu ouvi e recomendo, principalmente porque por mais que tenha mais de 1 hora de programa, os temas são tratados com seriedade e ao mesmo tempo descontração.

Parabéns pela iniciativa Tiago!

Agora fico por aqui!

Até mais!

Kannkeen

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Meio jogo - Parte VI - ELEMENTOS ESTRATÉGICOS DOS FINAIS



Olá a todos!

Hj deixarei algumas dicas sobre finais!
Espero que gostem:


- Nos finais, as vantagens adquiridas no meio jogo devem se fazer valer.

- Os principais elementos dos finais são:
• o peão passado.
• centralização - rei - manobras: escudo e pontes construídas.
• posição agressiva das torres.
• a luta e compreensão de detalhes isolados.
• o avanço combinado.
• as colunas.

- Umas das maiores características decisivas em um final é a centralização do rei.
- Ao entrar num final, devemos ativar nosso rei, centralizá-lo o mais rápido possível.
- Devemos centralizar nosso rei não só apenas para nosso rei ganhar espaço mas para diminuir o espaço do rei adversário.
- Devemos centralizar não somente o rei mas se possível, todas as peças!
- Posição ideal: A dama centralizada protegida (suportada) por um peão e assim a dama consegue proteger outros peões e permite que o rei se centralize.

- O rei sempre deve utilizar outras peças como escudo.
- Às vezes um avanço de peão tira a casa de defesa do rei num final - Nunca esquecer esta regra! - No final é importante que saibamos construir o escudo para o rei.

- Posição agressiva das torres: sempre devemos posicionar nossas torres agressivamente. A deficiência das torres defensivas se dá em não ter elasticidade na direção da outra ala e o rei inimigo ganha liberdade maior de ação.
- Se batermos de frente em uma situação que você precisa escolher entre proteger um peão e deixar a torre passiva ou sacrificar o peão para obter uma torre ativa, escolha a última opção!
- A torre sempre deve estar atrás dos peões, não importa se atacando ou defendendo!

- O bispo possui um diferencial, pois num final, o bispo que é defensivo pode atacar ao mesmo tempo.

- O avanço dos peões sempre deve ser feito em conjunto.
- 80% das técnicas nos finais se dá em combinar todos os detalhes e saber utilizá-los em conjunto.
- A centralização é possível mesmo nos flancos.

- Diferença de exploração das colunas no meio-jogo e nos finais:
No meio-jogo a exploração das colunas envolve grande energia e atividade.
Nos finais, tais operações transcorrem mais facilmente. Nos finais as operações devem ser mais premeditadas, pensadas; o mesmo se dá nas fileiras.
- Nos finais, as colunas são permanentemente controladas, não se preocupe, pois a ruptura virá por si só, quase sem nenhuma ajuda sua.


Abraço!

Kannkeen (JaqueMate e Buho21)

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Campeonato Brasileiro 2009



Hallo!

Entre os dia 2 e 11 de dezembro, realiza-se o 76º Campeonato Brasileiro Individual Absoluto de Xadrez na cidade de Americana.

Os participantes deste ano serão:

Final do Brasileiro 2008:

GM André Diamant (confirmado)

GM Giovanni Vescovi (confirmado)

GM Alexandr Fier (confirmado)

GM Rafael Leitão (confirmado)

Semifinal do Brasileiro 2009:

MF Máximo Iack (confirmado)

MI Jorge Bittencourt (confirmado)

MF Yago Santiago (confirmado)

MF Carlos A. Barreto Filho (confirmado)

MF Roberto Molina (confirmado)

Convidados da CBX:

GM Gilberto Milos (confirmado)

MI Everaldo Matsuura (confirmado)

Convidado da FPX:

MI Krikor Mekhitarian (confirmado)

André Diamant foi o campeão em 2008, seguido por Vescovi e Fier.
Neste ano eu aposto no Vescovi que está jogando motivado e bem sólido!

Deixo abaixo um site muito bom a respeito de campeonatos brasileiros:
http://www.brasilbase.pro.br/

Abertura/Congresso Técnico: 2/12 15:00 – quarta-feira
1ª rodada: 2/12 15:30 – quarta-feira
2ª rodada: 3/12 15:30 – quinta-feira
3ª rodada: 4/12 15:30 – sexta-feira
4ª rodada: 5/12 13:30 – sábado
5ª rodada: 5/12 19:30 – sábado
6ª rodada: 6/12 15:30 – domingo
7ª rodada: 7/12 15:30 – segunda-feira
8ª rodada: 8/12 15:30 – terça-feira
9ª rodada: 9/12 15:30 – quarta-feira
10ª rodada: 10/12 15:30 – quinta-feira
11ª rodada: 11/12 10:00 – sexta-feira
Premiação: 30 minutos após término da 11ª rodada

Premiação:
Campeão - R$ 3.000,00
Vice - R$ 2.000,00
3º - R$ 1.500,00
4º - R$ 1.000,00
5º - R$ 600,00
6º - R$ 500,00
7º - R$ 400,00
8º - R$ 300,00
9º - R$ 250,00
10º - R$ 200,00
11º - R$ 150,00
12º - R$ 100,00

Hospedagem:
Hotel Nacional
R. Washington Luiz, 399

Maiores informações:

Clube de Xadrez BR

Emparceiramentos

Partidas ao vivo

Expectativa de cada jogador

Resultados

Video da última rodada do Brasileiro de 2008:


Auf Wiedersehen!

Kannkeen (JaqueMate e Buho21)

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Etapa de Canas, Xadrez Valeparaibando - Final



Olá a todos!

Como a maioria dos que lêem este blog deve saber, dia 29 de novembro de 2009 foi realizada a última etapa do circuito Valeparaibano de Xadrez 2009 na cidade de Canas.
Uma pena que não foi tanta gente mas pelo andar da carroagem, cada vez menos pessoas jogarão o circuito, não me perguntem o porquê.

O Vencedor da etapa foi meu amigo Rafael Cunha Carvalho, com convencíveis 4,5 em 5! Não sei muito sobre suas partidas mas comigo ele jogou muito bem! Joguei de negras e entramos numa Índia da Dama e eu o deixei cravar um peão em e5, que eu achava que podia atacar, já que estava protegido por peças, mas montei o plano errado e acabei ficando muito passivo e perdi.

Quanto a mim, comecei muito bem o torneio e na 3a rodada joguei contra o Hércules de brancas, a partida mais esperada do torneio, já que éramos concorrentes diretos ao título de Campeão de Xadrez 2009 do Vale do Paraíba. Desta vez, deixei a Inglesa de lado e joguei Sistema London, que é mais passivo e mais tranquilo também, mas sabia que ele teria que vir pra cima se quisesse me passar no campeonato. Pois bem, entramos num final de 1 cavalo para cada lado e peões; ele com maioria na ala da Dama e eu com maioria na ala do Rei. Acabei vencendo o final e acho que o joguei de forma convincente. O ânimo subiu! Agora podia jogar mais tranquilo o torneio porque minhas chances de ser campeão aumentaram muito.

Joguei contra o Rafael na 4a rodada e já sabem no que deu, desta vez perdi pra ele e agora o confronto está 4x1 pra mim, contando 4 partidas rápidas e 1 relâmpago.

Na 5a rodada eu joguei de brancas contra o Laerte Lopes (organizador dos torneios do Vale) e jogava para vencer e conquistar o 3º lugar no torneio, mas não sei o que me deu e comecei a jogar ping com ele, atitude estúpida e inconsequente! Ele sacrificou na abertura uma peça por dois peões e eu mais tarde pendurei uma peça que estava cravada e eu não vi. Show de capivaradas para os dois lados. Acabei forçando um final de torres com 2 peões a menos e ainda consegui recuperá-los! Forcei um final mais interessante ainda: Torre + peão vs Dama, em que eu avancei ao máximo o peão apoiado pela torre e o empate foi acordado por ambos jogadores. Acabei em 5º lugar.

Absoluto
Feminino
Sub 11 e Sub 15

A classificação dos 10 primeiros (não oficial) do circuito de xadrez 2009 ficou assim:

1º Daniel Ikejiri - 322
2º Hercules Carvalho - 309
3º Rafael Carvalho - 306
4º Pedro Moraes - 300
5º Flávio Fernandes - 204
6º Leandro Amorin- 200
7º Miguel Abrahao - 181
8º Glaucio Cafalchio - 179
9º Jonathan Ayres - 178
10º Gieds Cabral- 175

Não fiz as contas do campeonato feminino e do sub 15 mas como a vantagem era bem grande de ambos, creio que Rauanda Santos e Erick Ramos foram os respectivos vencedores!

Mais detalhes: http://www.avpxadrez.com/

See you!

Kannkeen (JaqueMate / Buho21)