"Uma jornada de 200 quilômetros começa com um simples passo"

sábado, 29 de outubro de 2011

Meio Jogo - Parte XXIII - Peões (2)

O Peão Passado.


O bloqueio do peão passado é importante, pois:


- Previne o avanço do peão passado;
- A peça bloqueadora se protege de ataques frontais e portanto exerce forte pressão, especialmente se o peão passado for central;
- O Rei é um forte bloqueador; (Somente no Final)
- O Cavalo é a melhor peça para bloquear um peão passado. Mesmo bloqueado o peão passado, pode exercer seu máximo poder de ação;
- Dama e Torre são péssimos bloqueadores pois seus poderes de ação se reduzem consideravelmente;

A manobra para expulsar a peça bloqueadora do peão passado consiste em:
- Ataque direto a peça bloqueadora, expulsando-a;
- Atacar a outra ala do tabuleiro, a fim de desviar a peça bloqueadora de sua função;
- Trocando a peça bloqueadora através de sua captura.

Hasta luego!

Kannkeen

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A volta dos que nunca foram!



Boa tarde a todos!

Bom, como dizem por aí, quem está vivo sempre aparece!

A motivação voltou! Creio que ela nunca foi embora quando se trata de xadrez. Pra mim sempre foi e acredito que sempre será uma paixão!

Após acompanhar de longe os torneios do Vale do Paraíba, graças a bela iniciativa representada pelo site: http://www.avpx.com.br/circuito.html , decidi que voltarei ao circuito de xadrez no ano que vem.

Estou voltando a estudar forte e creio que até fevereiro do ano que vem estarei apto a competir em um nível mais competitivo no Vale do Paraíba.

Depois de muito tempo fora dos tabuleiros tenho muito a escrever porém, sem "estratégia" correta pra escrever, vou falando o que vem a cabeça.
Primeio quero destacar a moça aí da foto... Xue, Zhao, que acabou de vencer o Grand Prix de Nalchik, forte torneio que reuniu nomes como Alexandra Kosteniuk, Kateryna Lahno, Antoaneta Stefanova, as irmãs Tatiana e Nadezhda Kosintseva, entre outras fortes jogadoras.


Jogando um xadrez digno de rating 2600 para mais, ficou 2,5 pontos na frente da segunda colocada, a chinesa Ju Wenjun, perdendo a única e última partida exatamente para sua compatriota.

Abaixo segue uma das partidas que mais me chamou atenção:



Cobertura completa do evento:
http://www.chessbase.com/newsdetail.asp?newsid=7625

Voltando ao Vale do Paraíba, segue abaixo a classificação da categoria absoluta de 2011:


onde o sempre determinado Glaucio Cafalchi lidera com 890 pontos seguido pelo Alberto Becker, um dos maiores talentos que eu já conheci. Falta apenas 01 etapa e tem tudo para ser emocionante.

Lembrando que no ano de 2010 os organizadores do antigo site
http://www.avpxadrez.com/ desanimaram e pararam com os torneios.
No ano de 2011 voltaram com com um novo organizador mais motivado, o sr Erick Ramos, que inclusive disputa o título neste ano de 2011 e está atualmente na 4a posição do ranking.
A única reclamação que eu tenho em relação a este novo formato de torneio é que não aproveitaram os ratings conquistados nos últimos 10 anos e começaram com uma pontuação zerada. Na minha opinião o rating era uma das motivações que levava o pessoal a jogar estes torneios.

Alguns vieram me perguntar se em Guaratinguetá/SP (160 km de São Paulo, cidade a qual me escondo atualmente), existem torneios de xadrez. Não, não pelo que eu sei, mas costumávamos jogar todos os sábados de tarde no clube Itaguará, mas nos expulsaram pois alegavam que o xadrez é um esporte que atrapalhava o movimento da pessoas no clube, revoltante...
Encher a cara, xingar, falar alto pode, mas pegar emprestado duas mesas de bar e quatro cadeiras para jogar xadrez atrapalha o convívio com as outras pessoas. Interessante como existem pessoas que menosprezam nossa capacidade de inteligência e raciocínio.

Mudando mais uma vez de assunto, quero deixar aqui o link para um dos melhores blogs de xadrez do Brasil, o Vida de Miniatura: http://www.vidaemminiatura.com/ do meu amigo enxadrista Tiago Augusto dos Santos, e que comanda a Rádio Xadrez, um programa de entrevistas e debates sobre o assunto. Esta rádio já entrevistou até Garry Kasparov!
Vale a pena conferir!

Bom, para finalizar, eu prometo não ficar mais tanto tempo sem postar, pois perdi a prática e estou apanhando até pra colocar as partidas por aqui, rs.

Bom treino e até logo mais!

Daniel Yoshito Ikejiri