"Uma jornada de 200 quilômetros começa com um simples passo"

segunda-feira, 8 de março de 2010

Meio Jogo - Parte XV - O EQUILÍBRIO DA POSIÇÃO E SEU DISTÚRBIO

(Boris Spassky e Lajos Portisch)


Olá pessoal! Hoje darei continuidade na parte estratégica do xadrez. Falarei sobre como e quando decidir atacar no xadrez. Vamos lá:

- Devemos analisar a prosperidade da posição para ambos os lados.

Tal análise é muito importante para calcularmos particulares séries de movimentos.

É claro que devemos manobrar a fim de conseguir uma posição melhor para nossas peças e portanto a avaliação é muito importante.

- Logicamente se a prosperidade da posição é a mesma para ambos os lados então dizemos que a posição está igual.

- A vantagem das brancas de saírem com o lance inicial pode ser neutralizado pelas negras entre o 12º e o 20º lance. Porém a vantagem das brancas se dá em que qualquer descuido por parte das negras, as brancas ganhem vantagem considerável (tempo, vantagem em espaço, etc.)

- A fim de forçar alguma vantagem, você deve criar estratégias e problemas táticos para o adversário.

- O princípio bem conhecido da ciência e da guerra diz que para executarmos um ataque bem sucedido, temos que ter mais peças atacando do que peças defensivas do adversário. Este conceito também é aplicado no Xadrez.

- Não ataque se você estiver mais fraco (desvantagem posicional, material). Caso contrário você sofrerá desvantagem decisiva.

- Para conduzir um ataque, devemos ter peças mais ativas, vantagem em espaço, peões móveis, ou pontos fracos na posição inimiga.

- Uma vantagem estratégica (desequilíbrio de forças) não leva sempre à vitória, pois há finais salvadores para o lado mais fraco. Esta é uma das dicas que leva sempre aos jogadores que querem progredir a estudar finais!

- A iniciativa é o primeiro passo para um ataque.

Muitas vezes se sacrifica um peão a fim de conseguir a iniciativa.

Até Mais!
Daniel Yoshito Ikejiri

Nenhum comentário: