"Uma jornada de 200 quilômetros começa com um simples passo"

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

COPA DO MUNDO DE XADREZ E TORNEIO 14 BIS (2)


Olá a todos!

Antes de mais nada: Parabéns Milos (foto)! Passou com Louvor contra Efimento (2668 Elo) e agora pega Nikita Vitiugov (2694 ELO) e no mínimo 10 mil dólares no bolso. Vamos torcer pro brasileiro fazer bonito e passar por mais este teste em sua vida! Vai que é tua Milos!
Fier e Leitão não tiveram a mesma sorte e ficaram no meio do caminho, pois perderam no tie-break em partidas rápidas.

Abaixo deixo os link das partidas e do site oficial:

Copa do Mundo de Xadrez
Partidas

Agora falo sobre o torneio 14 bis!

De certa forma fiquei decepcionado, pois dos 94 participantes inscritos no torneio absoluto, apenas 58 participantes. Digo de certa forma porque joguei partidas boas e com adversários relativamente fortes! O torneio foi vencido pelo Flávio Costa (2306) de São José dos Campos com convincentes 6 em 6! Tive a oportunidade de acompanhar todas as suas partidas pois jogamos lado a lado do começo ao fim e posso dizer com certeza que foi superior em todas as partidas.

Destaque também para Erick Ramos que jogou no absoluto e fez 4 pontos!

Destaque também para Rendrex Lopes que nunca tinha jogado nos torneios do Vale e fez 4 pontos. Joguei com ele na 4a rodada e o rapaz joga bem!

Quanto a mim, fiz um torneio cansativo! Venci as 4 primeiras e fui jogar com o Tiago com vontade de vencer mas minhas esperanças foram diminuindo no decorrer da partida. Jogamos uma Caro-Kann e entrei num final de Bispo de cores opostas e Cavalo para cada lado, ele com 6 peões e eu com 5. Porém o final foi jogado muito mal pelo Tiago e consegui ativar bem meu Rei e capturei 2 peões. Ele fez um lance impossível e eu na amizade desconsiderei o bônus de 2 minutos e seguimos com o final bem tenso! Com 1 peão a menos ofereci empate, com 1 peão a mais, recusei. Entramos num final de bispo de cores opostas e consegui mais um peão e fique com os peões c e d unidos, com um final ganho mas um pouco trabalhoso, porém quando ele tinha apenas 3 segundos e eu 29 fiz a burrice de jogar muito rápido e avançar um dos peões que ele sabiamente capturou e matou as esperanças de vitória. Tá faltando ver mais partidas blitz, rsrs.

Na última rodada joguei de brancas contra Fernando Barbosa. Joguei desmotivado, joguei por um empate e percebi que o empate anterior tinha me abalado, porém entrei num final inferior de torres e peões e acabei perdendo. É aquela história: Se quer empatar, jogue para vencer!!

A lição que fica desta partida é o seguinte:

Evitar deixar qualquer ponto débil para o adversário explorar, mesmo que você ache que consiga defender, pois a posição pode deixá-lo defensivo e com pouco espaço, receita perfeita para o erro!Analise sempre com cuidado o final que se sucederá pois é fundamental saber que trocas podem ou não ocorrer a fim de ocorrer desníveis estratégicos!

Mais informações sobre o 14 bis:

Xadrez Vale Paraibano

Lembrando que a última e decisiva etapa do Circuito Vale Paraibano de Xadrez acontecerá no próximo domingo, dia 29 em Canas. Inscrições no site acima.

Nos vemos lá!

Abraço!

Kannkeen (JaqueMate e Buho21)

Um comentário:

Erick Ramos disse...

Destaco a participação do enxadrista Erick Ramos(eu) que jogou o primeiro torneio Absoluto, como Absoluto o.O...kkk, a convincente vitória sobre Rafael Carvalho(2331 AVPX)não foi o suficiente para terminar o torneio bem, escorreguei legal contra o Gieds e Tiago Caldeira, mas blz...to aprendendo huahsuahus
Obrigado por achar isso um destaque. Grato, Érick Ramos :P