"Uma jornada de 200 quilômetros começa com um simples passo"

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A volta dos que nunca foram!



Boa tarde a todos!

Bom, como dizem por aí, quem está vivo sempre aparece!

A motivação voltou! Creio que ela nunca foi embora quando se trata de xadrez. Pra mim sempre foi e acredito que sempre será uma paixão!

Após acompanhar de longe os torneios do Vale do Paraíba, graças a bela iniciativa representada pelo site: http://www.avpx.com.br/circuito.html , decidi que voltarei ao circuito de xadrez no ano que vem.

Estou voltando a estudar forte e creio que até fevereiro do ano que vem estarei apto a competir em um nível mais competitivo no Vale do Paraíba.

Depois de muito tempo fora dos tabuleiros tenho muito a escrever porém, sem "estratégia" correta pra escrever, vou falando o que vem a cabeça.
Primeio quero destacar a moça aí da foto... Xue, Zhao, que acabou de vencer o Grand Prix de Nalchik, forte torneio que reuniu nomes como Alexandra Kosteniuk, Kateryna Lahno, Antoaneta Stefanova, as irmãs Tatiana e Nadezhda Kosintseva, entre outras fortes jogadoras.


Jogando um xadrez digno de rating 2600 para mais, ficou 2,5 pontos na frente da segunda colocada, a chinesa Ju Wenjun, perdendo a única e última partida exatamente para sua compatriota.

Abaixo segue uma das partidas que mais me chamou atenção:



Cobertura completa do evento:
http://www.chessbase.com/newsdetail.asp?newsid=7625

Voltando ao Vale do Paraíba, segue abaixo a classificação da categoria absoluta de 2011:


onde o sempre determinado Glaucio Cafalchi lidera com 890 pontos seguido pelo Alberto Becker, um dos maiores talentos que eu já conheci. Falta apenas 01 etapa e tem tudo para ser emocionante.

Lembrando que no ano de 2010 os organizadores do antigo site
http://www.avpxadrez.com/ desanimaram e pararam com os torneios.
No ano de 2011 voltaram com com um novo organizador mais motivado, o sr Erick Ramos, que inclusive disputa o título neste ano de 2011 e está atualmente na 4a posição do ranking.
A única reclamação que eu tenho em relação a este novo formato de torneio é que não aproveitaram os ratings conquistados nos últimos 10 anos e começaram com uma pontuação zerada. Na minha opinião o rating era uma das motivações que levava o pessoal a jogar estes torneios.

Alguns vieram me perguntar se em Guaratinguetá/SP (160 km de São Paulo, cidade a qual me escondo atualmente), existem torneios de xadrez. Não, não pelo que eu sei, mas costumávamos jogar todos os sábados de tarde no clube Itaguará, mas nos expulsaram pois alegavam que o xadrez é um esporte que atrapalhava o movimento da pessoas no clube, revoltante...
Encher a cara, xingar, falar alto pode, mas pegar emprestado duas mesas de bar e quatro cadeiras para jogar xadrez atrapalha o convívio com as outras pessoas. Interessante como existem pessoas que menosprezam nossa capacidade de inteligência e raciocínio.

Mudando mais uma vez de assunto, quero deixar aqui o link para um dos melhores blogs de xadrez do Brasil, o Vida de Miniatura: http://www.vidaemminiatura.com/ do meu amigo enxadrista Tiago Augusto dos Santos, e que comanda a Rádio Xadrez, um programa de entrevistas e debates sobre o assunto. Esta rádio já entrevistou até Garry Kasparov!
Vale a pena conferir!

Bom, para finalizar, eu prometo não ficar mais tanto tempo sem postar, pois perdi a prática e estou apanhando até pra colocar as partidas por aqui, rs.

Bom treino e até logo mais!

Daniel Yoshito Ikejiri

4 comentários:

Glaucio Cafalchio disse...

Bem vindo de volta!!!
Realmente o Circuito está bem organizado. O rating foi zerado, com k=15 para todos. Abraço!

Cafalchio

Daniel Yoshito Ikejiri disse...

Fala Glaucio, blz? Vc sabe por que o rating foi zerado? Eles deram alguma justificativa? Abraço!

Glaucio Cafalchio disse...

Acredito que foi por causa da perda dos dados dos torneios de 2010 e por causa da confusão com o fator K=5 que era realmente absurdo e já durava alguns anos, mas não tenho certeza...

Erick Ramos disse...

e ai Daniel, vim dar um parecer por aqui. Esse ano viemos pronto pra mudar e apresentar coisas novas, e o rating antigo foi fator que precisou ser mudado em função desse processo. O rating antigo era calculado com outras matrizes, levando em conta idade, nivel do jogador, qntos torneios realizados entre outros fatores. Então iniciamos um novo circuito, um novo rating, um novo site, tudo novo, no final das contas estamos levando apenas o nome antigo. Espero ter esclarecido as duvidas. E aproveito para dizer que a AVPX esse ano teve tantas novidades como: criação de um circuito escolar em taubaté, apoio em um circuito relampago em pinda, dois torneios pensados e no inicio do ano que vem o primeiro torneio do vale por equipe. Espero muito que voce volte as competiçoes e traga amigos, forte abraço!