"Uma jornada de 200 quilômetros começa com um simples passo"

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Etapa de Canas, Xadrez Valeparaibando - Final



Olá a todos!

Como a maioria dos que lêem este blog deve saber, dia 29 de novembro de 2009 foi realizada a última etapa do circuito Valeparaibano de Xadrez 2009 na cidade de Canas.
Uma pena que não foi tanta gente mas pelo andar da carroagem, cada vez menos pessoas jogarão o circuito, não me perguntem o porquê.

O Vencedor da etapa foi meu amigo Rafael Cunha Carvalho, com convencíveis 4,5 em 5! Não sei muito sobre suas partidas mas comigo ele jogou muito bem! Joguei de negras e entramos numa Índia da Dama e eu o deixei cravar um peão em e5, que eu achava que podia atacar, já que estava protegido por peças, mas montei o plano errado e acabei ficando muito passivo e perdi.

Quanto a mim, comecei muito bem o torneio e na 3a rodada joguei contra o Hércules de brancas, a partida mais esperada do torneio, já que éramos concorrentes diretos ao título de Campeão de Xadrez 2009 do Vale do Paraíba. Desta vez, deixei a Inglesa de lado e joguei Sistema London, que é mais passivo e mais tranquilo também, mas sabia que ele teria que vir pra cima se quisesse me passar no campeonato. Pois bem, entramos num final de 1 cavalo para cada lado e peões; ele com maioria na ala da Dama e eu com maioria na ala do Rei. Acabei vencendo o final e acho que o joguei de forma convincente. O ânimo subiu! Agora podia jogar mais tranquilo o torneio porque minhas chances de ser campeão aumentaram muito.

Joguei contra o Rafael na 4a rodada e já sabem no que deu, desta vez perdi pra ele e agora o confronto está 4x1 pra mim, contando 4 partidas rápidas e 1 relâmpago.

Na 5a rodada eu joguei de brancas contra o Laerte Lopes (organizador dos torneios do Vale) e jogava para vencer e conquistar o 3º lugar no torneio, mas não sei o que me deu e comecei a jogar ping com ele, atitude estúpida e inconsequente! Ele sacrificou na abertura uma peça por dois peões e eu mais tarde pendurei uma peça que estava cravada e eu não vi. Show de capivaradas para os dois lados. Acabei forçando um final de torres com 2 peões a menos e ainda consegui recuperá-los! Forcei um final mais interessante ainda: Torre + peão vs Dama, em que eu avancei ao máximo o peão apoiado pela torre e o empate foi acordado por ambos jogadores. Acabei em 5º lugar.

Absoluto
Feminino
Sub 11 e Sub 15

A classificação dos 10 primeiros (não oficial) do circuito de xadrez 2009 ficou assim:

1º Daniel Ikejiri - 322
2º Hercules Carvalho - 309
3º Rafael Carvalho - 306
4º Pedro Moraes - 300
5º Flávio Fernandes - 204
6º Leandro Amorin- 200
7º Miguel Abrahao - 181
8º Glaucio Cafalchio - 179
9º Jonathan Ayres - 178
10º Gieds Cabral- 175

Não fiz as contas do campeonato feminino e do sub 15 mas como a vantagem era bem grande de ambos, creio que Rauanda Santos e Erick Ramos foram os respectivos vencedores!

Mais detalhes: http://www.avpxadrez.com/

See you!

Kannkeen (JaqueMate / Buho21)

Um comentário:

Alberto disse...

Parabéns, campeão do ano! :)