"Uma jornada de 200 quilômetros começa com um simples passo"

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Torneio de Coroação Valeparaibano de Xadrez - Mudanças para 2010


Eu vs Tiago na 3a rodada (o que tem de errado nesta foto?)

Dia 20 de Dezembro de 2009 aconteceu o torneio de coroação do Circuito Valeparaibano Xadrez 2009, um torneio de confraternização para reunir o pessoal para a premiação dos melhores do ano.

Neste torneio eu dei sorte como nunca e como nunca e consegui vencer o torneio com 4,5 em 5 possíveis. Tiago Augusto dos Santos também fez 4,5 mas superei nos milésimos.

As partidas:

Na duas primeiras rodadas não tive nenhum problema já que na primeira eu consegui prender a Dama de meu adversário e este abandonou em seguida e na segunda partida meu adversário pendurou o cavalo no 4º lance.

Já na terceira, enfrentei o Tiago (foto) e joguei uma inglesa de brancas em que errei no 13 lance e ele ganhou qualidade (torre por cavalo). Porém as peças valem pelo que jogam e ele sabiamente começou a tentar abrir colunas para as torres jogarem mas a posição estava bem tática e consegui ganhar 2 peões com um sacrifício de bispo onde ele não poderia tomar pois perdia a Dama. Passando do meio jogo para o final sacrifiquei a Dama em resposta a um ataque de torre e acabei capturando o último bispo dele. No final eu estava com Dama e 2 bispos contra Dama e torre e pela posição eu acho que estou ganho mas daí a ganhar com o tempo apertando é outra história. Acabamos com um final de Damas no ping e mesmo com 2 peões a mais, aceitei o empate pois os peões cairiam, deixando a posição morta. Em resposta a pergunta da foto, começamos a partida com o meu rei no lugar da dama, rsrs. Apenas no 5º lance o Tiago me chamou atenção, rsrs

Na quarta partida joguei de negras contra um dos organizadores do torneio, Laerte Lopes. Jogamos uma inglesa também e achei que estava ganho lá pro 15 lance já que tinha a opção de cravar os 2 cavalos dele sem devida defesa. Pois bem, com um sacrifício com compensação mínima obtive uma peça a mais e um peão a menos. Ambos os Reis estavam com ameaça de mate de "gaveta" e isto proporcionou um meio jogo bem tenso e duvidoso. Laerte ficou com um peão passado e tive que trocar uma torre por cavalo e peão e entramos num final de Damas, eu com bispo e cavalo vs Dama contra torre, com mesmo número de peões. No ping (relâmpago), cometi um erro que poderia ser fatal, ele podia tomar meu bispo e eu não poderia retomar pois levaria mate de "gaveta" com a Dama. Felizmente ele não viu e depois de alguns lances entramos num final de bispo e cavalo vs torre, onde consegui capturar a torre e para o Laerte só restou abandonar.

OBS: No pós-mortem Laerte me perguntou se ele sacrificasse a torre por um peão e restasse apenas bispo e cavalo eu aceitaria empate. De jeito nenhum, mesmo com um minuto eu tentaria dar mate já que estudei este tipo de mate diversas vezes no começo deste ano e aqui vai uma dica mais do que batida: estude finais!!!
Gosto muito de jogar com o Laerte porque sempre nossas partidas são agudas e cheias de táticas!

A quinta partida foi a mais bizarra de toda minha vida! Joguei contra Antônio Cipolli, colega de treinos aos sábado no clube Itaguará em Guaratinguetá. Jogamos uma inglesa (eu de brancas) e errei estrategicamente pois achei que par de bispos era superior na posição contra cavalo e bispo mas como as Damas iriam ser trocadas forçadamente, não havia muito perigo para ele.
Resultado: Com uma sequência simples acabei ficando com 2 PEÇAS A MENOS! Até agora não sei porque não abandonei, mas sei que lembrei do meu pai na hora pois ele nunca abandonara, rsrs.

Continuamos a jogar até que analisei bem a posição e senti que tinha uma chance pois um peão meu poderia chegar até a sétima e havia outro peão que poderia promover e evitar que o rei impedisse isso! É notável que meu adversário poderia ter arrematado o jogo várias vezes mas o tempo começou apertar e o cansaço bateu forte com o calor, assim, achei que ainda podia pelo menos dar algum trabalho a ele.
Pois bem, ele devolveu um cavalo para melhorar a posição de seu bispo e depois de alguns lances ele abandonou pois a promoção de Dama era inevitável e ele tinha pouco mais de 1 minuto no relógio, e eu uns 8 mas acredito que ele abandonou pela derrota psicológica que sofreu.
2 peças a menos e não abandonar já é uma certa falta de respeito mas perder pra alguem que possui esta condição é embaraçador. Faz parte do jogo, ainda mais em partidas rápidas.

Resultados:

Absoluto
Feminino
Sub 11 e sub 15

Mais informações no site: http://www.avpxadrez.com/

Bom, agora vou falar sobre a reunião que tivemos após o torneio com alguns representantes de algumas cidades que participam do Circuito Valeparaibano de Xadrez.

Resumindo, as principais mudanças para 2010 serão:

No fim do ano passa-se a ter um torneio fechado com os 8 melhores do ano jogando no sistema Schuring ou seja todos contra todos no ritmo de 15 min KO.

A premiação será da seguinte forma:
1º colocado = 50% do percentual arrecadado durante o ano (parte das inscrições)
2º colocado = 30%
3º colocado = 20%

As inscrições passam-se a ser de 15 reais no absoluto e 10 reais nas demais categorias.

Fora do circuito haverá no mínimo mais 1 torneio pensado e 1 relâmpago. Há possibilidades de um torneio por equipes.

Todos os torneio começaram sem atraso (esperamos) às 10 hs

O pagamento das inscrições será feito por depósito direto no caixa e nas lotérias. Será criada uma conta bancária em nome da Entidade AVPX. O depósito por caixa eletrônico não será permitido.
Agora teremos 2 semanas se inscrições antecipadas.

Teremos agora categorias sub 16 e sub 12 e não mais sub 15 e sub 11.

Haverá um torneio fechado também para as outras categorias, funcionando da seguinte forma:

4 melhores da categoria sub16 e 4 melhores da categoria Feminino formando um torneio fechado.
4 melhores da categoria sub12 e 4 melhores da categoria do sub 15 Feminino formando um torneio fechado

A premiação para estes 2 torneios será a seguinte:
1º colocado - Relógio de Xadrez
2º colocado - Livro (s)
3º colocado - jogo de peças

No veterano tbm será feito um torneio fechado, com os 6 melhores colocados, sendo a premiação:
1º colocado - 50% do valor arrecadado (parte das inscrições)
2º colocado - 30%
3º colocado - 20%

Lembrando que o critério de classificação para os torneios fechados continuarão os mesmos, ou seja, por pontos nos torneios durante o ano.

Creio que essa foram as maiores mudanças. O novo regulamente será redigido em breve e estará disponível no site http://www.avpxadrez.com/ a partir de meados de Janeiro.

Grande abraço e boas festas a todos! Em Janeiro estarei de volta!
Obrigado a todos que acompanham este blog!

Daniel Yoshito Ikejiri
Kannkeen (buho21 e JaqueMate)

Nenhum comentário: