"Uma jornada de 200 quilômetros começa com um simples passo"

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Meio Jogo - Parte XVIII - A LUTA DE BISPO CONTRA CAVALO


Olá a todos!

Abaixo seguem algumas dicas em relação a bispo vs cavalo:

- A superioridade de um em relação ao outro se dá principalmente em função da estrutura de peões.

- O bispo é melhores em posições abertas e peões móveis e quando ataca peões bloqueados de casas de mesma cor do mesmo.

- O cavalo por outro lado é melhor em posições fechadas, onde seu movimento peculiar o possibilita a encontrar pontos de ataque proibidos pelos movimentos dos bispos (cada bispo se movimenta somente por casas de uma cor). Obviamente isto requer bases de operações para os cavalos, os quais são importantes para atacar pontos fracos e defender pontos estratégicos importantes.

- Numa luta pura de cavalo contra bispo, o lado que possui o bispo deve se esforçar para manter os seus peões móveis e deixar os peões em cores opostar a de seu movimento. O lado do oponente obviamente deve fazer o contrário.

- O lado que possui cavalo deve esforçar-se para deixar seus peões nas casas de cor diferente da cor do bispo adversário, fazendo assim que os peões adversários fiquem em casas de mesma cor do bispo.

- Se você estiver superior na posição (bispo vs cavalo), evite trocar as torres até que as Damas seja trocadas e assim esta estratégia o deixará em um final superior.

Até mais!

Daniel Yoshito Ikejiri

3 comentários:

Tads disse...

Oi Daniel! eu não votei na enquete, mas queria abrir um tópico aqui sobre ela: não sei ao certo o que pensar das mudanças no circuito do Vale ainda, mas a julgar pela 1ª etapa, acho que a maioria não gostou, pois o "público" diminuiu muito, principalmente na cat. absoluta. O que você acha? E, aliás, por que vc, Rafael, Cipolli, ficaram de fora? (: Abraço!

Daniel Yoshito Ikejiri disse...

Também acho que o público diminuiu bastante em relação ao ano passado na etapa de Taubaté. Bom, eu não fui porque ando desanimado com o nível do Vale e enquanto as mudanças não forem expostas pelos organizadores no site eu não irei nas etapas. Eu, o Rafael e o Cipolli treinamos consideravelmente e o nível está muito abaixo do que eu esperava no Vale. Alguns dizem que não jogam porque não vale a pena viajar para jogar 1 ou 2 rodadas decentes.
Continuamos a treinar para os regionais e quem sabe uns torneios em Americana! Quem sabe arranjamos alguma cidade decente para jogarmos, rsrs?
Abraço!

Alvaro Frota disse...

Rio de Janeiro, 5 de abril de 2010.

Prezado Daniel Yoshito Ikejiri:

Meu nome é Álvaro Frota e este "comentário" objetiva convidá-lo a visitar e testar a tradução para o Português que fiz de Chess Tempo, um website de treinamento em tática (e também em finais) que tem atraído crescente número de enxadristas em todo o mundo, desde iniciantes até vários Mestres Fide, Mestres Internacionais e mesmo alguns Grandes Mestres.

O endereço de Chess Tempo é http://www.chesstempo.com. Na página inicial há uma apresentação global do que é possível ser feito no site, bem como descrições e links para suas principais seções.

É bem conhecida a importância que o treinamento em tática tem para o progresso no Xadrez, tanto em termos do reconhecimento de padrões táticos com em termos do do cálculo de variantes. Creio que a tradução em Português de Chess Tempo trouxe aos enxadristas brasileiros um excelente instrumento para realizarem gratuitamente esse tipo de treinamento.

De fato, embora seja um site comercial, a assinatura Básica e gratuita de Chess Tempo fornece todas as condições para um treinamento sério em tática. Exatamente por isso, traduzi voluntariamente esse website e lhe estou convidando a fazer uma visita e teste.

Aguardando sua opinião, envio-lhe

Aquele abraço!

Álvaro Frota
(alvarofrota@gmail.com)