"Uma jornada de 200 quilômetros começa com um simples passo"

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Meio Jogo - Parte XXI - O REI

Olá a todos!

Hoje falarei um pouco a respeito da peça mais valiosa do jogo de Xadrez, o REI!

- O Rei nos finais exerce grande parte da sua força, pois o perigo de tomar mate é bem menor, já que existem menos peças de grande força no tabuleiro.

- Conduzir o rei é uma das mais importantes estratégias do xadrez.

- O roque não somente protege o Rei, como também determina todo o plano estratégico de ambas as partes.

- Quando os lados rocam em lados opostos, a luta se torna muito aguda, então aconselha-se ao lado atrasado em desenvolvimento esperar o adversário rocar e só então rocar para o mesmo lado do adversário.

- Quando se faz o roque grande, perde-se um tempo deslocando o rei para a casa segura b1 (ou b8 para as negras).

- O ataque ao rei adversário faz parte do plano estratégico. Devemos forçar o rei adversário rocar para o lado mais perigoso possível.

- Quando estamos com ataque em uma ala e queremos romper a ala oposta, devemos evitar recuar as nossas peças para defender pontos nesta ala pois assim diminuiremos nosso ataque na ala predominante; caso o rei possa defender estes pontos em segurança, devemos então fazê-lo.

- Às vezes, mesmo com peões muito avançados e ataques preparados em uma determinada ala nos permite rocar para a mesma ala, desde que o rei não fique desprotegido!

- Quando o rei está mais próximo do centro no meio-jogo, pode-se trocar o máximo possível de peças e então explorar as debilidades adversárias no final.

- Sempre evite que o adversário tome a iniciativa!

- Devemos sempre travar a ala onde o adversário está tentando atacar!

- Sempre que possível devemos deixar o Rei adversário exposto ao máximo! Force o adversário a rocar para o lado menos seguro, sempre!

Até mais!

Kannkeen

Nenhum comentário: