"Uma jornada de 200 quilômetros começa com um simples passo"

segunda-feira, 28 de maio de 2012

4ª Etapa do XIII Circuito Valeparaibano de Xadrez de 2012 - Final

4ª Etapa do XIII Circuito Valeparaibano de Xadrez de 2012
Rafael Carvalho vs Alberto Becker
Olá a todos!
Foi realizado no dia 27 de Maio de 2012 a 4ª Etapa do XIII Circuito Valeparaibano de Xadrez 2012 na cidade de Taubaté, grande São Paulo.

Apesar do atraso (de uma hora!) e de algumas confusões (abaixo seguem maiores explicações sobre os casos), considerei o torneio um sucesso!
O torneio foi disputado no ritmo de 21 min KO, em 6 rodadas e 2 categorias (Absoluto e sub13). O torneio absoluto contou com 50 participantes e o torneio sub 13 com 27 participantes.

O torneio absoluto foi vencido pelo meu amigo Rafael Carvalho, com convincentes 5,5 pontos em 6 possíveis e mantendo sua consistência assume agora a liderança do campeonato de 2012.

No sub 13 quem se deu bem foi Eric Almeida, que venceu o
torneio isolado com 5,0 em 6 possíveis.

Confusões:

Polêmica na 3a rodada, como vocês podem ver no vídeo abaixo (gravado por um dos enxadristas mais conhecidos do Brasil, o senhor Joaquim de Deus), o jogador de negras, Eduardo Caris estava com posição ganha contra Fabio Lins (professor de xadrez de caraguatatuba) e quando vai promover o peão para fazer Dama, pára o relógio e o Fábio aperta o mesmo (na minha opinião ele está correto pois a Dama se encontrava na mesa e não tem que parar o relógio para se fazer um lance no Xadrez. Acho que isso deve ser feito caso tenha que promover uma peça que não está na mesa, durante o jogo, como no caso de uma segunda Dama.), continuando o jogo. No fim, o Fábio acusa a queda do tempo do Eduardo (isso é o que eu vi no vídeo, por favor comentem o assunto pois como todos podem ver eu estava jogando nessa hora) e vence a partida.




O que eu realmente não entendi é o porque o Fábio ficou nervoso e muito menos porque chuta a cadeira como se fosse bater uma falta numa partida futebol? Lógico que ninguém é perfeito e ele mesmo se desculpou depois (e tinha que fazê-lo certamente até porque ele é PROFESSOR de xadrez e isso vai além do ensino de aberturas, meio-jogo e finais, ele tem que dar o exemplo para os alunos e para as outras pessoas. Imagina se um aluno faz o mesmo? O melhor jeito de educar é pelo exemplo). Fábio é novo e como todos nós tem muito o que aprender! O que importa é que ele admitiu o erro e acredito que isso nunca mais vai se repetir! Conheço o Fábio de torneios passados e sei que ele tem bom caráter.
Mas aquele era o dia do Fábio, pois além de ganhar perdido na partida do Eduardo, ainda ganhou mais duas partidas também praticamente perdido, uma contra Tiago Pereira e outra contra mim.
O Fábio só não conseguiu ofuscar a atuação do meu amigo Rafael Carvalho que também fez 5,5 e venceu o torneio jogando muito xadrez. Sua fama de Rafael "Lentão" foi por água a baixo como mostrado no video abaixo:





Outra confusão foi na partida entre Tiago Pereira (brancas) vs Rafael Carvalho (negras). A posição que me recordo era essa:


Nessa posição as negras jogam e a seta do Rafael caiu. Apesar da discordância do Tiago Pereira, eu, o Joaquim e o Ralfus (comissão de arbitragem juntamente com Tiago Pereira) declaramos a partida empatada.

Abaixo seguem as classificações, fotos e vídeos do torneio:




Ranking - Categoria Sub-13
















Joaquim de Deus - 3º lugar no Absoluto

Fabio Lins - 2º lugar no Absoluto

Rafael Carvalho (sem vergonha) - 1º lugar no Absoluto







Até mais!

Kannkeen

4 comentários:

Daniel Yoshito Ikejiri disse...

Esse ano o circuito vale paraibano de xadrez vem mostrando um pouco do que o esporte pode representar em nossa região.

Na categoria sub-13, e indescritível ver a motivação das crianças, umas festa a parte, que mira o futuro e escreve um presente de dedicação ao esporte, longe do que aflige as famílias.

Já na categoria absoluta, um equilíbrio muito grande, uma competição acirrada, misturando gerações, estilos de jogo, o que é a cara de um esporte tão dinâmico.

A busca da vitória até o último segundo do relógio traz brilho, mas pede ética esportiva.

Com um circuito aquecido, espero que também comecem a esquentar o movimento nos clubes e que o estudo seja valorizado.

Que venham as melhorias estruturais, apoio das prefeituras, empresas e que todos consigam dar sua parcela de contribuição para a continuidade e engrandecimento do circuito.

Parabéns ao Erick e ao Ralfus, apesar de existirem falhas, lutam pelo esporte e hoje nos dão condições para irmos além.

Abraço a todos.

Ricardo Reis Ballerini

Daniel Yoshito Ikejiri disse...

Ola Daniel, parabens pelo blog, pela matéria e também pelos vídeos.. só não concordei com o comentário que eu estava perdido na partida contra você(Daniel) e contra o tiago, até porque minha partida contra o Eduardo eu estava com dois peões a mais no meio jogo, com o jogo controlado.. e tive um erro no final da partida e ele passou o peão e conseguiu a coroação, como vocês dizem eu estava ganho rsrs. Numa partida de xadrez só esta ganho quando da um xeque-mate ou o tempo do adversário acaba. Xadrez é igual futebol , MMA.. só acaba quando termina. E aproveitando, muitos falaram que eu não tinha ética, não entendi... porque eu joguei contra esse tal de Tiago(que por sinal nem conhecia), e ele simplesmente jogou no segundo lance Dh5.. que pra mim um jogador de alto nível como ele não deveria jogar assim. Eu encarei isso como um desrespeito.. e na partida eu fiquei melhor do começo ao fim, como no final ele abandonou porque eu sacrifiquei uma torre e achei um lindo mate de cavalo. E depois disso fui cumprimentá-lo pela partida e simplesmente ele não me comprimentou. Quero deixar bem claro que eu não tenho inimigos no vale, apenas adversários, e xadrez parceiro eu levo muito a serio(esse é o meu problema), fui errado na atitude que tive, mas infelizmente é o meu jeito e preciso melhorar nisso. Peço desculpas a todos. Obrigado Daniel.

Fabio Lins

Daniel Yoshito Ikejiri disse...

Pessoal, estou transcrevendo os comentários das pessoas interessadas em comentar neste blog. Infelizmente os usuários estão com problemas para postar seus comentários. Eu mudei novamente a
configuração para postagem de comentário; peço para que tentem novamente, mas caso não consigam, mandem seus comentários para o e-mail: yoshi.daniel@gmail.com e tão logo postarei seus comentários
como fiz acima.

Desculpem pelo transtorno.

Abraços!

Daniel Yoshito Ikejiri

Plauto disse...

Olá amigo Daniel! Pelo que vejo vc e o Raphael continuam jogando phirmes! O Raphael se superando hein! Mande notícias minha pra ele. Quem sabe se der eu ainda vá jogar um torneio este ano. Abraço.