Vamos para a postagem de número 101!!
Agora vamos seguir com as dicas sobre táticas e combinações!
- Torre e Cavalo consegue dar mate sem a colaboração de nenhuma outra peça;
- As simples e óbvias ameaças de mate também servem para forçar o adversário a se defender e assim, poder tirar vantagens da sua posição restringida;
- O valor da combinação não está no seu objetivo mas sim nas manobras realizadas a fim de atingí-lo;
- Deve-se explorar a imobilidade das peças adversárias que se tornaram sobrecarregadas (peças que desempenha duas ou mais funções simultaneamente; ex: a o bispo defende o cavalo e a ameaça de mate adversária);
Combinações entre Torre e Cavalo:
Exemplo de Combinação:
1.Dg4! Db5; 2.Dc4!! Dd7 3.Dc7!! Db5 4.a4! Dxa4 5.Te4!! Db5 6.Dxb7 +-
Abaixo segue um exemplo de combinação não para dar mate, mas serviu como recurso tático para ganhar material e a partida:
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Brancas jogam e ganham:
Respostas dos problemas anteriores:
Problema 01:
1....Txh2+; 2.Bxh2 Cg3+; 3.Bxg3 Dh8+; 4.Bh2 Dxh2+; 5.Rxh2 Th8+; 6.Dh5 Txh5++
Problema 02:
1.Dd8+ Df8; 2.Txh6+ Bxh6; 3.Df6+ Dg7; 4.Th1 Dxf6 5.exf6! +-
Até mais!
Kannkeen
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