Este post é bem curto! Deixarei abaixo alguns vídeos de xadrez que tem me ajudado muito e são bem interessantes pois a atual campeã mundial Alexandra Kosteniuk comenta suas partidas num inglês bem claro e audível! E vai mais uma dica: Procure sempre anotar suas partidas, não importa se são rápidas ou pensadas e analise-as perdendo ou ganhando pois só assim vc conseguirá encontrar seus erros e saná-los! Palavras de Kasparov!!! (que se encontra no último vídeo)
Alguém já ouviu falar de algum Albin Planinec?? Pois é, mas este é o nome de um dos jogadores mais criativos na história do xadrez! Tempos atrás eu vi um post do MI Rodrigo Disconzi em seu blog Blog do Disconzi/Albin Planinec contando sobre parte de sua história e comentando o estilo de jogo deste GM!. Um dia antes do torneio de Caraguatatuba, meu amigo e treinador Rafael Carvalho me mostrou algumas partidas deste GM e deixarei 3 das que achei mais incríveis e instrutivas.
Preferi não deixar nenhum comentário nas partidas pois o xadrez que Planinec joga parece ser totalmente sem conceito mas o que aprendi com isso é que jogando assim, sem medo, força o adversário errar, dá um nó no raciocínio de Grandes Mestres inclusive e dá espaço para a criatividade e para a imaginação! Tbm temos que saber que quando o jogo racional e lógico não funciona, devemos aplicar a imaginação e a intuição nas partidas!
Para quem quiser saber mais a respeito deste GM esloveno: Albin Planinc
Partida 01 (Planinec jogando contra Najdorf utilizando a variante que possui seu próprio nome)
Hoogovens, Wijk aan Zee Planinec, Albin (2520) vs. Najdorf, Miguel (2540)
No último domingo, dia 16 foi realizada a 6a Etapa do Circuito de Xadrez Vale Paraibano em Caraguatatuba.
Chegamos um dia antes para curtir um poko a praia pq dá dó ir pra praia só pra jogar xadrez, rsrs e alugamos uma casa de frente pra praia (ô beleza!) e pra nossa sorte é fora de temporada!
Bom, quanto ao torneio, a organização foi boa em geral, tirando alguns atrasos devido a falta de confirmação de alguns jogadores mas já estão trabalhando para sanar este problema.
O torneio foi relativamente mais fraco em relação aos anteriores mas de maneira alguma tira o mérito do Tiago Augusto do Santos que venceu o torneio com 5,0 em 5,0! Pois houve muitas partidas boas e com um nível técnico bom nas 6 primeiras mesas. Para mim, um torneio muito bom, já que fiz 4,0 pontos com 3 vitórias e 2 empates ficando em 7º lugar no desempate. Podia ter ido melhor, se não fosse a vitória do Fabio (Fabinho de São Sebastião) sobre Jonathan Ayres de Taubaté na 5a rodada deixando Tiago isolado com 5 pontos e evitando assim a 6a rodada.
Depois de ganhar de WO de Willem Fiedler (este devia estar sabiamente curtindo a praia pois o tempo no final de semana estava perfeito!) empatei na 2a rodada com Mateus Pereira de Pinda, onde saí muito bem na abertura depois de jogarmos uma Inglesa onde parece que só eu sabia jogar a teoria e ele foi jogando lances normais, desenvolvendo as peças a base de conceito. Entramos num meio jogo onde a tática prevaleceu, e parti prum final ganho com peão a mais passado, com TB x TC mas acabei pendurando o bispo no ping e ainda contei com a sorte pois depois de muita lambança e blunders restou um final de torres empatado.
Empatei inferior com Miguel Abrahao na 3a rodada depois de jogarmos uma Ortodoxa onde saímos totalmente da Teoria e depois de muita confusão ganhei qualidade mas Miguel postou um cavalão em d4 e um peão passado central que fez a diferença! Salvei a partida com xeques de dama para forçar uma defesa de meu adversário pois senti que este não gosta muito de arriscar e depois de um empate proposto onde ele pensou 4 minutos em aceitar acabamos empatando a partida.
A outras 2 partidas eu ganhei bem devido a erros de meus adversário mas a partida com Tharik na última rodada me animou muito pois sei que venci graças ao treino de cálculo de variantes que tenho com o livro Pense como um Grande Mestre do A. Kotov. Entramos em complicações onde o cálculo prevaleu e acabei ganhando uma peça depois de enxergar mais lances exatos na frente com umas 3 variantes a mais. Pra mim uma boa vitória e que me deixou em 1º lugar no Circuito de Xadrez do Vale do Paraíba, graças tbm a ausência de Hercules Carvalho e Flávio Fernandes que não foram nesta etapa.
Parabéns tbm ao Rafael Carvalho que conquistou o 5º lugar na Etapa de Caraguá e com isso sobe pra 4º lugar no geral a apenas 3 pontos do 3º colocado, Flávio Fernandes.
Relevante tbm foi o segundo lugar conquistado por Jonathas Cuba que confirmou a boa fase! Um dia antes ele venceu um torneio rápido em Pinda e uma semana antes decidiu com o MI Leandro Perdomo quem ficaria entre os 10 primeiros num torneio com mais de 130 participantes!
No feminino e no sub 15 tbm houve boas disputas e o campeonato segue embolado! Érick Ramos segue com boa vantagem no sub 15 mas Jonathas Marcelo e Eduardo Caris seguem na disputa, enquanto que no Feminino, Rauanda Santos (namorada do Erick) segue na liderança mas é seguida de perto por Rita Prazeres, Vanessa Salles e Mariana Inaoka!
Este ano promete e os campeonatos estão mais disputados do que nunca!
Fica aqui meu agradecimento a Prefeitura de Canas que agora nos patrocina e que diferentemente de muitas outras cidades nos apóia neste esporte cada vez mais praticado!
Agradeço tbm a cidade de Caraguatatuba que nos recebeu muito bem e é uma pena que não foram muitos jogadores pois percebe-se que há uma estrutura muito boa capaz de realizar ainda muitos torneios por lá! Descobri tbm que eles têm um site divulgando assuntos relativos ao xadrez: http://www.xadrezcaragua.com/
Estamos vendo a possibilidade de realizar uma etapa em Aparecida no lugar da etapa de Caçapava, já que o pessoal de Caçapava não está mais comparecendo aos torneios (tirando o "filho" do Josino que aprendeu xadrez semana passada e vive reclamando que estudar não está dando resultado... detalhe que o pimpolho conquistou o 6º lugar nesta etapa). Caso isto aconteça, o campeonato seguirá com 9 etapas faltando apenas Pinda, Aparecida e Guará até o fim do ano!
Abaixo seguem alguns vídeos editados pelo Tiago Augusto (ficou muito bom o 1º vídeo!!)
Eu jogando ping com o Érick:
PS1: O Tiago Augusto me avisou a respeito de um torneio rápido de equipes que acontecerá dia 30 de agosto em São Paulo. Mais informações em: http://www.ligadexadrez.com.br/
PS2: Acontecerá dia 5 de setembro o 2º torneio relâmpago no SESC de taubaté e mais pra frente postarei mais informações sobre o torneio, mas espero que muita gente compareça desta vez, já que é uma modalidade é tão adorada pelos jogadores de xadrez!
Hj deixarei postado uma partida muito relevante para quem estuda finais.
Capablanca demonstra seu senso aguçado de finais e o conduz com uma maestria única para sua época.
Os comentários estão de acordo com os lances passados e meu objetivo aqui é passar a noção estratégica de cada partida e não passar análises e ramificações de variantes. Quero deixar somente as idéias, ok?!
Para análises, recomendo 2 livros muito bons:
- Analytical Manual - Mark Dvoretsky - Piense como un Gran Maestro - A. Kotov
Enjoy it!
[Event "New York, 1924 - Dutch Defense"] [Site "http://gameknot.com/"] [Date "????.??.??"] [Round "-"] [White "Capablanca"] [Black "Tartakover"] [Result "1-0"]
Primeiramente queria parabenizar o MI Krikor Mekhitarian e o MI Sandro Marreco pelas suas atuações! Sandro Marreco incrivelmente rápido e Krikor pelo que vi com cálculos muito rápidos em posições com pouco tempo no relógio.
Destaque para os Jogares do Vale, dentre eles Perseu e Tiagos com 5,0 pontos e principalmente Jonathas Meirelles com 4,5 pontos em 6 na última rodada teve que jogar com o MI Leandro Perdomo e se ganhasse ficaria entre os 10 primeiros.
Para mim, um dos piores torneios que já joguei nem tanto pela pontuação ( 4,0 em 7) mas pelo desanimo de ter que jogar freneticamente sem descanso, sem parada para almoço! Sei que as condições eram iguais pra todos porém não podia deixar de ressaltar que fazer um torneio que começa às 11:30hs e vai até às 18:40hs sem parada para almoço que seja de 30 minutos é palhaçada! É um desrespeito com TODOS os jogadores e amantes deste esporte.
São José fica a 1:30hs de São Paulo, será que não tem ônibus depois das 20:00hs para São Paulo? Será que é para que o torneio acabe mais cedo e assim a organização poder ir embora descansar já que eles tiveram tempo de almoçar pois a arbitragem poderia revezar, nós jogadores, não!
Com certeza isso tudo prejudicou o torneio de todos e infelizmente sabemos que esse amadorismo está longe de acabar pois já cansamos de ouvir reclamações em relação a organização de torneios deste porte (mais de 120 jogadores e com 5 mil em prêmios ). O local pelo menos era bom! Com espaço e bem localizado (SESC de São José)
Ouvi de muitos isto e assino em baixo: Que desperdício realizarem um torneio desse com essa grana toda em vez de um Aberto do Brasil que sem dúvida necessita de uma estrutura mais robusta diga-se de passagem mas completamente tangível!
Para mim foi um bom treino para o Vale Paraibano já que temos mais uma etapa semana que vem, dia 16 em Caraguatatuba!
[35.Be4 Ra2 36.Kh2 Tirando a possibilidade de um xeque intermediário. 36...Rxa3 37.Bc2 Kg7 "Daqui você nao sai e muito menos eu!" explica bem essa posição já que mesmo com um peão a mais as peças menores estão estáticas para manter seu peão a mais. 38.Rd3 Kf8 39.Kg3 Ke7 40.Rc3 Kd7 41.Kh3=]
35...Kg7 36.Bxb3 Rxb3 37.Ra8 Rxa3 38.Kh2 g5 39.h5 Aqui por conceito creio que seja melhor trocar mais um peão já que num final de torres, quanto menos peões melhor para o lado inferior. 39...Ra1 40.g4 a3 41.Kg2 f5 42.exf6+
[42.Ra7+ Eis o que escapa na análise do Brasileiro, pois com Ta7+ a vantagem é mínima e o final provavelmente deve empatar já que fica mais difícil ainda o Rei negro ajudar o peão a coroar-se. 42...Kf8 43.Ra8+ Ke7 44.Ra7+ Kd8 45.f4!! Ra2+ (45...gxf4 46.g5 hxg5 47.h6 Ra2+ 48.Kg1 g4 49.h7 Ra1+ 50.Kg2 f3+ 51.Kh2 Ra2+ 52.Kg1 Ra1+ 53.Kh2 Ra2+=) 46.Kg1 gxf4 47.g5 Ra1+ 48.Kh2 hxg5 49.h6 Ra2+ 50.Kg1 g4 51.h7 Ra1+ 52.Kg2=]
Aqui a posição ficou bem difícil e é bem complicado acertar todos os lances amenizadores. 53.Ra7 [53.Ra6!] 53...Kc3 54.Rc7+ Kd3 55.Rd7+ Ke3 56.Ra7
Condução linda de Finais! A idéia desta posição eu vi pela primeira vez quando o Rafael Carvalho me mostrou um final entre Anand e Kraminik! (Quando eu achar a partida eu posto aqui)
56...Rd1 57.Ra3+ [57.Rxa2 Rd2+ 58.Rxd2 Kxd2 E o final de peões está ganho para o negro!] 57...Rd3 58.Ra5 Rd2+ 59.Kg3 Kd4 60.Ra4+ Kc3 0–1
Deixo aqui para testar o blog uma partida entre Kasparov e Topalov de 1999! Esta partida para mim é top 3 de Kasparov durante toda sua carreira vitoriosa.
Meu nome é Daniel Yoshito Ikejiri e sou um amante do Xadrez. Entre 1998 e 2002 joguei em São Paulo pela AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) juntamente com Prof Sérgio Graziano e um grande amigo Danilo Soares. Depois desse período até 2004 parei com o Xadrez e agora na Faculdade de Engenharia voltei aos treinos e atualmente treino em Guaratinguetá com um amigo de treino Rafael Caravalho e jogo torneios no Vale do Paraíba (www.avpxadrez.com) onde disputo o Campeonato do Vale.
Estou fazendo este blog com o propósito de passar boa parte do ensinamento que tive principalmente através de livros para os amantes do xadrez. Por experiência própria, se aprende muito quando se tenta ensinar! Passarei temas e partidas com comentários meus e de livros especializados.