"Uma jornada de 200 quilômetros começa com um simples passo"

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

6a Etapa - Caraguatatuba!


No último domingo, dia 16 foi realizada a 6a Etapa do Circuito de Xadrez Vale Paraibano em Caraguatatuba.

Chegamos um dia antes para curtir um poko a praia pq dá dó ir pra praia só pra jogar xadrez, rsrs e alugamos uma casa de frente pra praia (ô beleza!) e pra nossa sorte é fora de temporada!

Bom, quanto ao torneio, a organização foi boa em geral, tirando alguns atrasos devido a falta de confirmação de alguns jogadores mas já estão trabalhando para sanar este problema.

O torneio foi relativamente mais fraco em relação aos anteriores mas de maneira alguma tira o mérito do Tiago Augusto do Santos que venceu o torneio com 5,0 em 5,0! Pois houve muitas partidas boas e com um nível técnico bom nas 6 primeiras mesas.
Para mim, um torneio muito bom, já que fiz 4,0 pontos com 3 vitórias e 2 empates ficando em 7º lugar no desempate. Podia ter ido melhor, se não fosse a vitória do Fabio (Fabinho de São Sebastião) sobre Jonathan Ayres de Taubaté na 5a rodada deixando Tiago isolado com 5 pontos e evitando assim a 6a rodada.

Depois de ganhar de WO de Willem Fiedler (este devia estar sabiamente curtindo a praia pois o tempo no final de semana estava perfeito!) empatei na 2a rodada com Mateus Pereira de Pinda, onde saí muito bem na abertura depois de jogarmos uma Inglesa onde parece que só eu sabia jogar a teoria e ele foi jogando lances normais, desenvolvendo as peças a base de conceito. Entramos num meio jogo onde a tática prevaleceu, e parti prum final ganho com peão a mais passado, com TB x TC mas acabei pendurando o bispo no ping e ainda contei com a sorte pois depois de muita lambança e blunders restou um final de torres empatado.

Empatei inferior com Miguel Abrahao na 3a rodada depois de jogarmos uma Ortodoxa onde saímos totalmente da Teoria e depois de muita confusão ganhei qualidade mas Miguel postou um cavalão em d4 e um peão passado central que fez a diferença! Salvei a partida com xeques de dama para forçar uma defesa de meu adversário pois senti que este não gosta muito de arriscar e depois de um empate proposto onde ele pensou 4 minutos em aceitar acabamos empatando a partida.

A outras 2 partidas eu ganhei bem devido a erros de meus adversário mas a partida com Tharik na última rodada me animou muito pois sei que venci graças ao treino de cálculo de variantes que tenho com o livro Pense como um Grande Mestre do A. Kotov. Entramos em complicações onde o cálculo prevaleu e acabei ganhando uma peça depois de enxergar mais lances exatos na frente com umas 3 variantes a mais. Pra mim uma boa vitória e que me deixou em 1º lugar no Circuito de Xadrez do Vale do Paraíba, graças tbm a ausência de Hercules Carvalho e Flávio Fernandes que não foram nesta etapa.

Parabéns tbm ao Rafael Carvalho que conquistou o 5º lugar na Etapa de Caraguá e com isso sobe pra 4º lugar no geral a apenas 3 pontos do 3º colocado, Flávio Fernandes.

Relevante tbm foi o segundo lugar conquistado por Jonathas Cuba que confirmou a boa fase! Um dia antes ele venceu um torneio rápido em Pinda e uma semana antes decidiu com o MI Leandro Perdomo quem ficaria entre os 10 primeiros num torneio com mais de 130 participantes!

No feminino e no sub 15 tbm houve boas disputas e o campeonato segue embolado! Érick Ramos segue com boa vantagem no sub 15 mas Jonathas Marcelo e Eduardo Caris seguem na disputa, enquanto que no Feminino, Rauanda Santos (namorada do Erick) segue na liderança mas é seguida de perto por Rita Prazeres, Vanessa Salles e Mariana Inaoka!

Este ano promete e os campeonatos estão mais disputados do que nunca!

Fica aqui meu agradecimento a Prefeitura de Canas que agora nos patrocina e que diferentemente de muitas outras cidades nos apóia neste esporte cada vez mais praticado!

Agradeço tbm a cidade de Caraguatatuba que nos recebeu muito bem e é uma pena que não foram muitos jogadores pois percebe-se que há uma estrutura muito boa capaz de realizar ainda muitos torneios por lá! Descobri tbm que eles têm um site divulgando assuntos relativos ao xadrez: http://www.xadrezcaragua.com/

Estamos vendo a possibilidade de realizar uma etapa em Aparecida no lugar da etapa de Caçapava, já que o pessoal de Caçapava não está mais comparecendo aos torneios (tirando o "filho" do Josino que aprendeu xadrez semana passada e vive reclamando que estudar não está dando resultado... detalhe que o pimpolho conquistou o 6º lugar nesta etapa). Caso isto aconteça, o campeonato seguirá com 9 etapas faltando apenas Pinda, Aparecida e Guará até o fim do ano!

Abaixo seguem as classifiações finais:

Absoluto
Feminino
Sub 15 e sub 11

Lembrando que as periécias toscas e rotineiras em torneios estarão comentadas no blog Blog Reis do Vale
e na comu do Orkut: Xadrez ValeParaibano

Abaixo seguem alguns vídeos editados pelo Tiago Augusto (ficou muito bom o 1º vídeo!!)









Eu jogando ping com o Érick:




PS1: O Tiago Augusto me avisou a respeito de um torneio rápido de equipes que acontecerá dia 30 de agosto em São Paulo. Mais informações em:
http://www.ligadexadrez.com.br/

PS2: Acontecerá dia 5 de setembro o 2º torneio relâmpago no SESC de taubaté e mais pra frente postarei mais informações sobre o torneio, mas espero que muita gente compareça desta vez, já que é uma modalidade é tão adorada pelos jogadores de xadrez!

Grande Abraço!

Nenhum comentário: