"Uma jornada de 200 quilômetros começa com um simples passo"

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

7a Etapa - Pindamonhangaba - Final


Domingo, dia 20 de setembro de 2009 tivemos a 7a etapa do circuito de xadrez Vale Paraibano!

Tivemos muita disputa pelos 1ºs lugares e muita zebra no torneio, fazendo com que este fosse o torneio mais curioso do ano até agora.

Parabéns ao campeão do torneio Absoluto, Jonathan Ayres e a Antônio Carlos Cipolli, ambos com 4,5 em 5 rodadas!

Ranking:

Os resultados deste torneio fizeram com que a disputa pelo título ficasse cerrada e emocionante!
De acordo com meus cálculos, o ranking ficou assim:

1º- Hércules - 222 + 27 = 249 pontos
2º- Daniel - 233 + 15 = 248 pontos
3º- Rafael - 201 + 35 = 236 pontos
4º- Pedro - 193 + 33 = 226 pontos

Os 4 jogadores acima possuem reais chances de serem campeões do Vale neste ano, mas aqui segue uma infomação importante:

Curiosidade:

A etapa de Caçapava tem grandes possibilidades de não ser realizada e portanto restaria apenas uma etapa, a de Canas para o dia 29 de novembro de 2009, o que seria uma pena mesmo, pois quanto mais torneios, melhor!

Direito de Resposta:

Muitos disseram que eu "pipoquei" pois estava liderando o Vale antes desta etapa e acabei perdendo 2 partidas seguidas, que me colocou em 17º lugar na classificação do torneio, porém analisando minhas partidas, acredito que resultados ruins acontecem e sei que joguei muito mal o relâmpago das 2 partidas, mas os erros estão aí pra serem corrigidos e assim como caí na etapa de Campos do Jordão, agora é trabalhar pra corrigir os erros e vir com tudo na etapa de Caçapava, assim como fiz nas etapas de São José e Lorena.

Análises de minhas partidas:

Na 1a rodada meu adversário chegou 2 minutos depois de acabar seu tempo e sem direito de reclamação, me deu um ponto. ( O torneio começa 10:30hs e não tem que esperar ninguém pq já foi avisado antes e é por causa destas pessoas que sempre temos atrasos em torneios - a folga é realmente impressionante)
Na 2a rodada joguei de Pretas contra Rafael Valejo e depois de ficar muito apurado pq tinha sacrificado Cavalo para abrir a posição, me confundi no relâmpago onde tinha 2 possibilidades: entrar num final em que eu ficaria com Cavalo e Dama contra 2torres ou Dama contra bispo e torre, porém numa análise "The Flash" preferi ficar com cavalo e Dama que possui boas chances de ataques de mate contra duas torres, porém levei mate forçado pq não vi o lance h4 das brancas depois de uma sequência de xeques de torres... levar mate de peão foi dose.
Na 3a rodada peguei a Zebra do Torneio: José Benedito dos Santos, onde depois de uma linha extremamente tática da Inglesa que entramos, saí da abertura com centro do
dominado e 3 peças desenvolvidas contra 1 de meu adversário, porém mais uma vez gastei mais de 10 minutos na abertura e me compliquei no meio jogo, onde fiquei sem plano e perdi um peão, assim, sabiamente meu adversário trocou tudo e entrou um final de peões com 1 a mais, sem chances para mim.
Na 4a rodada o desânimo foi geral. Iria desafiar Jonathas Cubas, que já estava engasgado desde 2006 onde perdi pra ele num jogo bem tático, porém a situação era outra pois fazíamos agora a rodada dos desesperados; eu com 1 ponto e ele com 1,5 em 3 rodadas... tava patético pra gente, rsrs. Ele jogou uma inglesa bem teórica e eu pensando bastante como nunca saímos da abertura onde eu tinha 5 minutos no relógio e ele 16, porém resolvi abrir o jogo e na tática ganhei uma torre e depois de muitas complicações ele levou mate.
Na 5a rodada joguei uma inglesa com Guilherme de Souza Barros e ganhei uma peça em 6 lances; administrei a peça a mais e venci sem grandes dificuldades.

Sorte ou Azar?

Achei que minha sorte tinha ido por água abaixo mas ela voltou quando vi que o Hércules tinha empatado a 3 partida e perdido a 4a rodada. Na quinta partida ficou absolutamente perdido e achei que em poucos lances abandonaria, mas seu adversário, mesmo com 10 minutos no relógio contra 4 de Hércules, não quis ganhar a Dama em 3 lances e preferiu tomar mate enquanto preparava o mate de escadinha... é mole????

Demais torneios:

No sub 15, Érick Ramos confirma de vez o favoritismo e vence o torneio e agora fica quase impossível de não ser campeão do Vale na categoria em 2009

No feminino Erica Asato vence seguida por Rauanda, sendo que esta manteve seu posto de 1º lugar no ranking feminino de 2009. Rauanda tbm deve ser a campeã deste ano em sua categoria

Os resultados seguem abaixo:

Absoluto
Feminino
Sub15 e Sub 11

Até os Abertos!

Auf Wiedersehen!!

Kannkeen

Nenhum comentário: