"Uma jornada de 200 quilômetros começa com um simples passo"

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

2º Torneio Valeparaibano de Xadrez Pensado - Final

Jogadores reunidos após a Premiação
Olá a todos!

Aconteceu nos dias 19 (dia do enxadrista!) e 20 de novembro o 2º Torneio Valeparaibano de Xadrez Pensado em Taubaté/SP.
O torneio reuniu 25 participantes, dentre eles o Sr. Antonio Cipolli (GM de xadrez postal), Rafael Carvalho (3º lugar no Circuito de Xadrez Valeparaibano 2009), Tiago Pereira (treinador e amigo do nosso ícone GM Henrique Mecking), Joaquim de Deus (dono de um dos melhores blogs de xadrez do Brasil - Xadrez e Torneios), Edson Fiuza (Campeão dos Circuitos de Xadrez Valeparaibano de 2000 e 2001), Tiago Santos (Criador do Blog Vida em Miniatura e da idéia genial, a Rádio Xadrez), Rauanda Schultz (Campeã do Circuito de Xadrez Valeparaibano Feminino de 2009), Erick Ramos (Campeão do Circuito de Xadrez Valeparaibano sub15 de 2009) e eu, Daniel Yoshito (Campeão do Circuito de Xadrez Valeparaibano de 2009).

De volta ao treinos há mais ou menos 1 mês, consegui jogar boas partidas e vencer o torneio. Aconteceram ótimas partidas e farei o que todos que querem progredir devem fazer: estudar as próprias partidas (independente de vitória ou derrota) para analisarem seus próprios erros e descobrirem o porquê de cada lance seu realizado. Somente assim poderão aprender conceitos importantes e mudarem o que está errado na sua maneira de jogar!

Agora seguem alguns comentários sobre o torneio:

- O torneio foi muito bem organizado e tirando alguns pequenos problemas, como um atraso na 1a rodada e a improvisação de um lugar para jogar de última hora, está de parabéns! 

- Como o torneio foi realizado em 2 dias, alguns participantes não puderam ir no 2º dia do torneio e acabaram prejudicando outros jogadores, pois um dos critérios de desempate é a pontuação de seus adversários; é uma pena terem jogadores tão descompromissados.

- Na última rodada existiram 2 problemas:

O primeiro deles foi o combinado entre o jogador Mateus da Silva e o jogador Erick Ramos em que o último perderia a partida em troca de dividir o prêmio que o primeiro jogador conseguisse ao alcançar os 4,0 pontos na classificação final.
Cada um pensa de uma determinada maneira, porém, creio que os blogs, assim como outros meios de comunicação, são formadores de opinião e eu não poderia em hipótese alguma deixar de expressar minha opinião sobre o assunto. 
Pois bem; já vi esse tipo de coisa acontecer em outros torneios e acho uma expressão de egoísmo e avareza tremenda, já que além de não pensarem nos outros jogadores que estão se esforçando no torneio para conseguirem bons resultados e quem sabe chegar entre os 3º primeiros colocados, se apegam ao dinheiro como se o prêmio fosse uma forma exclusiva de renda. Jogadores como Tiago Augusto e Rafael Carvalho que se esforçaram em suas partidas foram prejudicados. Espero que os pais, cujos filhos jogaram o torneio tenham tentado ensinar aos seus filhos o porquê essa atitude é errada.
No fim, o Sr. Mateus da Silva ocupou a 3a posição do torneio, ganhando 100 reais. Na minha opinião, os dois deveriam ser desclassificados como exemplo, apesar de não existir nenhuma regra a respeito.

O segundo problema me envolveu de forma direta.
Jogando de brancas contra o Sr. Edson Fiuza, o tempo do mesmo caiu quando a posição chegou no diagrama abaixo:

Brancas Jogam
Eu possuia em torno de 10 minutos no relógio quando chegamos a esta posição. Creio eu que precisava vencer a partida para ser o 1º colocado no torneio e eu estava jogando para tentar vencer. A dúvida era se era ou não empate. Eu estava jogando para ganhar e a posição não é de empate teórico, ou seja, há jogo pela frente. Eu não estava enrolando para ganhar no tempo, mas estava tentando forçar a posição. Alguns votaram pelo empate e outros pela minha vitória; a comissão julgou com 2 votos contra 1 que a vitória minha era justa, já que há jogo pela frente e não há empate teórico.
Analisando rapidamente eu achei que podia tentar vencer a partida, mas em casa vi realmente que a análise estava furada e meu adversário está ganho na partida, mas jogo é jogo e o jogo é jogado! Um lance errado e as brancas poderiam vencer a partida.


Fiquem a vontade para comentarem, opinarem a respeito, etc. O blog também é uma forma de discutir certos assuntos e cada opinião é válida, desde que tenhamos respeito!


Abaixo seguem os resultados do torneio:


Abaixo seguem algumas fotos do torneio:




Xadrez Gigante no SESC Taubaté

No próximo dia 27/11, acontecerá a última etapa válida para o Circuito Valeparaibano de Xadrez 2011. Local: Jacarei
Faça sua inscrição antecipada por email: avpx.avpx@hotmail.com até o dia 25. Enviando nome, cidade e categoria. Inscrições no dia: até as 9h15 no local


PARTICIPEM!


Visitem meus outros blogs:


http://www.aberturasxadrez.blogspot.com/
http://www.finaisdexadrez.blogspot.com/
http://www.videosdexadrez.blogspot.com/
http://partidasxadrez.blogspot.com/

Até mais!


Kannkeen (Buho21 e JaqueMate)

3 comentários:

Glaucio Cafalchio disse...

Grande Daniel!
Mais uma vez, parabéns pela conquista!
Gostaria de deixar minhas opiniões a respeito do ocorrido no torneio. Embora eu não tenha jogado, estava assistindo e gostaria de me expressar a respeito.
Primeiro, quanto à decisão da arbitragem sobre sua vitória sobre o Fiuza, eu realmente acho que havia a possibilidade das pretas perderem o jogo, mas dificilmente as brancas conseguiriam mais que o empate, devido à necessidade de as brancas sacrificarem o Bispo pelo peão de "e", o que deixaria as negras com a possibilidade de devolver a peça para forçar o empate. Acho que qualquer decisão da arbitragem seria justa, pois o tempo faz parte do jogo.
Já quanto ao fato de o Erick ceder o ponto ao Mateus para dividirem o dinheiro da premiação, realmente eu não acho um absurdo tão grande assim...
Como você disse, não há regras que impeçam essa prática.
O que "ficou feio" foi a forma como foi feita a cessão do ponto, com o Erick abandonando uma partida ganha. Não precisava ser assim... Realmente vai contra os princípios do esporte.
Entretanto, acho que eles aprenderam a lição. São jogadores que talvez não se colocassem entre os favoritos e, por isso, quiseram aproveitar uma oportunidade que surgiu de ganhar o prêmio.
Um grande abraço!

Glaucio

Anônimo disse...

Parabens pelo blog!!!! Mto bom!!!
Parabens tbem pelo seu título de campeão!!!!
Parabens pelos seus comentários!!! Comentários que demonstram a boa pessoa que vc é!!!! Comentários que muitos ensinamentos nos trazem !!!!
Comentários que demonstram seriedade em suas palavras e grande senso de sensatez!!!!
Aproveito tbem para deixar meus comentários sobre o q citou sobre o não comprometimento de alguns jogadores!!! Realmente lamentável!!!
Mais lamentável ainda foi o comportamento dos jogadores que "combinaram" o seu jogo, de forma desleal e sem nenhuma ética, mas sempre tento tirar proveito de tudo que acontece, nesse caso, poderemos usar mais esse exemplo para tentarmos "ensinar" aos nossos jovens princípios de ética, de lealdade, de justiça, de honra, ...., princípios que todos cidadãos devem ter!!!!

Abraços

Prof.Jorge Roberto-Ubatuba

Daniel Yoshito Ikejiri disse...

Acredito que independente de ser ou não uma prática comum, a mesma deve ser punida, já que é moralmente condenável. E creio que se já existissem punições como esta no passado, esta prática não seria tão comum. Por que não começar agora?