"Uma jornada de 200 quilômetros começa com um simples passo"

sábado, 5 de novembro de 2011

Meio Jogo - Parte XXIV - Peões (3)

(Kasparov aos 11 anos de idade)


Os tipos de Peão Passado:

Considera-se 03 tipos de peão passado. São eles:

- Peão Passado Distante;
- Peão Passado Protegido;
- Peões Passados Unidos.

- O peão passado distante é uma ferramenta muito utilizada em finais. Durante o meio-jogo, porém, se torna muito mais difícil de explorar o peão passado . Uma idéia válida para explorar o peão passado durante o meio-jogo é forçar o adversário trazer suas peças para sua ala a fim de evitar seu avanço e ao mesmo tempo atacar a ala desprotegida pelo adversário.

- Peão passado protegido: Este pode esperar e avançar em um momento mais apropriado. Seu grande trunfo é a impossibilidade de ser capturado pelo rei adversário no Final.
Sua vantagem é ser uma constante ameaça, podendo ser avançar a qualquer hora.
- Seu calcanhar de Aquiles é ser bloqueado principalmente por um cavalo. Sua ameaça potencial fica prejudicada.

- Peões passados unidos: O mais valioso dos três tipos! Suas proteções mútuas e avanços unidos são graves obstáculos para qualquer peça que pretenda bloquear seus avanços, portanto não é surpresa que algumas vezes sua formação a custa de material seja suficiente para decidir o jogo.
Durante a fase final do jogo, seu potencial cresce absurdamente, porém no meio-jogo sua força ainda é considerável. Quanto mais peças forem trocadas, melhor! O objetivo trocar o maior número de peças e entrar no final com essa formação de peões.
No caso de peões passados unidos, sua melhor formação é estarem posicionados um ao lado do outro, na mesma horizontal.
Para bloquear os peões passados unidos, deve-se dar preferência para bloquear o peão mais atrasado, pois o priva de avançar, evitando assim a força máximo desta estrutura de peões.

Au revoir!

Kannkeen







Nenhum comentário: