"Uma jornada de 200 quilômetros começa com um simples passo"

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

CARTA ABERTA - 2º Torneio Valeparaibano de Xadrez Pensado

Olá a todos!


Devido aos problemas causados no 2º Torneio Valeparaibano de Xadrez Pensado que aconteceu no fim de semana passado (dias 19 e 20 de novembro), a AVPX enviou uma carta aos jogadores para esclarecer alguns fatos.


Abaixo segue a carta aberta e logo após realizarei meus comentários a respeito:


"Olá pessoal,

venho em meio deste para esclarecer alguns fatos que ocorreram no torneio do final de semana passado. Tivemos alguns problemas pequenos e outros considerados grandes. Primeiro quero destacar que tivemos um problema na classificação final, o critério de Buch estava errado, o valor dos Buch dos jogadores não estavam corretos como deveriam estar, isso foi visto pelo Aristeu que participou do torneio e ponderou isso quando ao calcular seu critério Buch (somando a pontuação dos seus adversários) verificou erro, tal erro foi encontrado na maioria dos jogadores. Bem, isso foi realmente estranho, já que o programa é sempre usado nos torneios da região, e posso acrescentar que foi um abalo, a partir dai resolvi calcular tal critério em torneios já realizados em outros anos e nesse ano também, resultado: Nenhum problema. O problema dos critérios estava em um pequeno detalhe que aparentemente não fazia diferença, o W.O., quando o jogador vence por W.O. alguns árbitros optam por colocar o sinal de + e - e assim o Buch e M-Buch se alteram completamente, mudando a pontuação do critério dos jogadores que venceram por W.O. e acreditem, quem venceu por W.O. além de não se prejudicar, teve muita vantagem em relação aos outros competidores que tiveram que jogar suas partidas para garantir o ponto.

O segundo fato que causou problema foi o resultado da partida entre Érick Ramos e Mateus Pereira, o Sr Antonio Cipolli ficou muito incomodado em ver Érick Ramos entregar a partida para Mateus Pereira e criou um certo tumulto na rodada, o Sr estava certo, a atitude foi errada. A atitude não prejudicou os outros jogadores, já que Mateus Pereira ficara em 3º lugar no geral e com a correção dando a vitória a Érick Ramos, este fica em 3º lugar também, pelo critério de desempate Buch. Esse assunto foi muito debatido e pedimos sinceras desculpas.

O terceiro fato foi a posição que terminou a partida da disputa do título, muitos dizem que foi empate e outros concordam em dar a vitória a Daniel Yoshito. A posição era muito difícil de analise e a arbitragem se esforçou ao máximo para solucionar o problema e teve auxilio da comissão. Este foi um fato que alterou também a classificação, mas afirmamos que não era fácil decidir a posição.

A Associação pede desculpas a todos que participaram do torneio que se envolveram ou não nessas situações e afirmamos que trabalhamos para errar cada vez menos e para que o xadrez da região cresça cade vez mais. Contamos com todos os enxadristas da região que se encontrarem problemas nos comunique para sempre melhorarmos. 

Para solucionar boa parte desses problemas, alteramos a pontuação do W.O. ( + e - ) para o convencional 1 a 0 e assim o Buch foi calculado normalmente. O resultado da partida entre Érick Ramos e Mateus Pereira foi alterado. As 10 primeiras posições foram alteradas, as medalhas não serão trocadas e nem o dinheiro da premiação dada no dia(jogadores que saíram prejudicados não quiseram receber a premiação correta). A classificação atualizada e correta pode ser vista nesse link: http://www.avpx.com.br/Vale%20pensado%202011/valepensado_novembro.htm

A Associação não tem fins lucrativos, apenas difundir o xadrez na região.

Novamente pedimos desculpas. Qualquer dúvida nos envie um email.

Atenciosamente,

Erick Ramos e Ralfus de Carvalho.
(Equipe AVPX)"


Seguem agora meus comentários a respeito:


- Realmente eu também não sabia que fazia alguma diferença preencher o resultado com 1x0 ou + -, já que a pontuação final seria a mesma. Porém esse problema de preenchimento de resultado teria sido resolvido se quem preenchesse o resultado no computador fosse o organizador do torneio e não o próprio jogador que venceu o jogo. Eu nunca vi isso acontecer...  normalmente se entrega o resultado para o árbitro do torneio e este preenche no computador o resultado obtido.
- Quanto a entrega da partida do Erick Alexandre Moreira Ramos para o Sr. Mateus Pereira da Silva, o problema é puramente referente ao  caráter e índole dos jogadores. Na minha opinião os jogadores deveriam ser punidos e desclassificados do torneio. Sei que não existem regras quanto a este tipo de atitude, porém, se queremos dar o exemplo, temos que punir de alguma maneira quem comete este tipo de atitude. No futebol chamamos isto de mala-preta, onde se compra o adversário para que este perca e assim o outro seja beneficiado pelo resultado. Prática moralmente condenável onde já houve punições desportivas.
O Sr. Ralfus de Carvalho ficou tão confuso com a situação que apesar de explicar a atitude de um dos organizadores do evento (Erick Ramos), não o puniu e ainda foi dada a vitória ao mesmo pois estava com posição ganha na partida e entregou uma torre para poder perder. Após repensar sobre o caso, resolveu publicar esta nota, explicando sobre os problemas ocorridos. Acho que como organizador do torneio, tem autonomia para tomar certas decisões e tenho certeza que a punição realmente serviria de lição para futuros torneios.
- Quanto a minha partida com o Sr. Edson Fiuza na última rodada, eu tenho minha opinião clara em relação a posição como disse no post anterior deste blog. Creio que é para isso que existe a comissão de árbitros e a decisão tomada deve ser aceita. 
- Quanto a mudar a classificação final, acho que foi um grande erro. Isso só vai aumentar a polêmica e tirar a credibilidade da AVPX, pois como será daqui pra frente? Podem ocorrer outras polêmicas e mudam o resultado do torneio assim, de uma hora pra outra? Concordo que os erros existem mas eles servem para que evitarmos de cometê-los no futuro. 


- Outro problema que ocorrem nos torneios é referente ao critério de desempate.
Para expressar minha opinião, deixo aqui uma explicação a respeito dos critérios existentes:


Exemplo a ser utilizado: Torneio Valeparaibano de 2011 - 3a etapa - Paraibuna/SP


Jogador: Erick Moreira Ramos:


Milésimos Medianos (M-Buch): 13,5
Milésimos Totais (Buch): 20,5
Soma Progressiva de Pontos (Progr): 20,0


Para explicarmos melhor os procedimentos de cálculo, vamos definir os seguintes resultados por rodada do jogador, e os totais de pontos dos adversários:


RODADA
RESULTADO
ADVERSÁRIO
TOTAL DE PONTOS DOS ADVERSÁRIOS NO TORNEIO


1ª Rodada
Vitória
Talitha Diane Santos
2,0 pontos


2ª Rodada
Vitória
Gabriel Lucca Humphrys
1,0 ponto


3ª Rodada
Vitória
Bruno Alexandre N Santos
3,0 pontos


4ª Rodada.
Vitória
Alberto Queiroz 
5,0 pontos


5ª Rodada
Vitória
Geisson Alberto
4,0 pontos


6ª Rodada
Derrota
Glaucio Cafalchio
6,0 pontos


Com os dados acima temos os seguintes:


a)Milésimos Medianos (M-Buch): a soma dos pontos obtidos pelos seus adversários com o corte do menor e do maior escore:


(2+1+3+5+4+6) -1 (adversário da 2ª rodada) -6 (adversário da 6ª rodada) = 14,0 - 0,5 (pois um de seus adversários ganhou um ponto por "bye") = 13,5


b)Milésimos Totais (Buch): a soma dos pontos obtidos pelos seus adversários:


2+1+3+5+4+6 = 21-0,5 (pois um de seus adversários ganhou um ponto por "bye")


c)Sonneborne-Berger (Berg): é a soma dos pontos dos adversários que o jogador derrotou + a metade da soma dos pontos dos adversários com quem empatou:


(2+1+3+5+4)+0 (metade da soma dos pontos dos adversários com quem empatou)= 15,0




d)Soma Progressiva de Pontos (Progr): ou Score Progressivo, é a soma de pontos obtidos nas rodadas:


1ªRodada: Vitória, igual a 1 ponto de Progr;


2ªRodada: Vitória, igual a 3 pontos de Progr (1 ponto da 1ª + 2 pontos da 2ª);


3ªRodada: Vitória, igual a 6 pontos de Progr ( 1 ponto da 1ª +2 pontos da 2ª + 3 pontos da 3ª);


4ªRodada: Vitória, igual a 10 pontos de Progr (1+2+3+4);


5ªRodada: Vitória, igual a 15 pontos de Progr (1+2+3+4+5);


6ªRodada: Derrota, igual a 20 pontos de Progr (1+2+3+4+5+5);



Agora quero fazer uma comparação com o jogador Miguel Abrahão, que jogou o mesmo torneio e possuiu os seguintes resultados:



Milésimos Medianos (M-Buch): 15,0
Milésimos Totais (Buch): 22,0
Soma Progressiva de Pontos (Progr): 18,0
Venceu 5 partidas e perdeu na 4a rodada.


Se o critério de desempate tivesse sido:


Pontos adquiridos
Buch
M-Buch
Progressivo


O jogador Miguel Abrahão teria ficado na frente do jogador Erick Ramos, que jogou o tempo todo no topo da tabela mas deu o azar de seus adversários terem feito um pior torneio do que os adversários do Miguel.


Comentários:
Ao meu ver, no critério de desempate deve ser levado em conta primeiro os seus resultados e depois os resultados dos seus adversários! Logo, o critério mais justo de desempate deveria ser:


1) Pontos adquiridos;
2) Progressivo
3) M-Buch
4) Buch


Vantagens:
O critério de desempate assim estabelecido, favorece o jogador que esteve mais tempo no topo da tabela e não o que "correu" por baixo do torneio e se recuperou adiante.
Não prejudica o jogador cujo adversário tenha abandonado o torneio.
Evita beneficiar jogadores que entram com "bye" na primeira rodada.


Se há mais empates na última rodada, pelo menos evitam que jogadores façam marmelada e entreguem as partidas aos seus adversários em troca de favores.


Espero que a AVPX mude o sistema de desempate para o sistema acima, que acredito ser muito mais justo. Sortear o sistema antes do início do torneio é válido, porém facilita mais as estratégias de torneio como empatar na primeira partida para correr por baixo da tabela.


Comentem, critiquem, vamos tentar melhorar cada vez mais os torneio aqui no Vale!

3 comentários:

Anônimo disse...

Kannkeen,

Estando diretamente envolvido na questão dos critérios de desempate, pois levantei o problema junto à organização, e por considerar que os outros temas merecem comentários, faço as seguintes ponderações:

1. Não houve "mudança" na classificação final do torneio, mas tão somente a divulgação dos resultados corretos. Admitir que o problema se originou na forma de carregamento de dados no programa e conferir a esse erro um status de "verdade" é contraditório. Imagine se o erro no carregamento de dados tirasse um ponto do campeão (ao invés de 1, se inseriu um 0) e isso alterasse o ganhador do torneio? Sei que o caso não é de erro na pontuação direta, mas nos dados que informam os critérios de desempate (uma pontuação secundária). Em minha opinião, a organização agiu correta e corajosamente, fazendo uma autocrítica bem rara nos tempos atuais.

2. A questão que envolve a entrega de partida tem a sua gravidade, sem dúvida. Mas não concordo com "pena de morte" como exemplo para condutas futuras. Prefiro acreditar que diante do ocorrido, a censura pública promovida pela organização foi suficiente para que o fato não se repita. Quem nunca participou de um "empate de salão" (coisa diferente da entrega de partida, sem dúvida), que atire a primeira peça...

3. Considero pertinente sua preocupação com os critérios de desempate e a exposição dos métodos já é uma contribuição importante. Mas a preferência pelo critério progressivo é subjetiva, já que não existem bases científicas para demonstrar que esse é o melhor. Retrata, simplesmente, a trajetória ascendente do jogador, sem nenhuma relação com a qualidade dos adversários. Isso é patente em torneios com equilíbrio entre os participantes.

4. Pelo que ouvi a respeito da partida que decidiu o título, não há nenhuma dúvida quanto ao resultado.

Parabéns pelo blog, conheci já participando. Informativo e democrático, virei outras vezes. Até o próximo torneio.

Um abraço,
Aristeu

Erick Ramos disse...

queria agradecer a participação do Aristeu nesse debate, já que antes ficou só algo exposto sem posições de outras pessoas. Somos todos humanos acertamos e erramos, e procuramos sempre acertar corrigindo os erros. A AVPX foi bem clara que apenas mudou a classificação para mostrar qual seria realmente a posição dos jogadores sem o erro. Quanto aos critérios defendo a posição do Aristeu, pois penso assim também, o critério de desempate nem sempre será justo, e não foi encontrado um critério que cientificamente podemos dizer, esse é o melhor. Bom é isso !



Abraço,

Erick

Daniel Yoshito Ikejiri disse...

Bom, para mim basta o bom senso. No caso da partida do Erick com o Mateus ficou claro que de comum acordo escreveram na planilha a vitória do Mateus. Árbitro nenhum em hipótese alguma pode mudar o resultado da partida acordado entre os dois jogadores. Quanto a punição, creio que seria o mais justo com certeza! No final das contas o Erick mesmo jogando um torneio "sujo" ficou em 3º lugar e ainda recebeu troféu e dinheiro. Na minha opinião, quando a organização deixa isto acontecer, passa a ser conivente com o resultado. Mas lembrem-se que o Sr. Erick faz parte da organização AVPX, o que torna tudo ainda mais estranho.
Falando agora do critério de desempate, partindo do bom senso e não do critério científico, creio que é tão obvio que no caso dos três critérios de desempate acima explicados, o critério progressivo é o mais justo que dispensa qualquer explicação adicional de minha parte. É tão obvio que o mais justo seria depender primeiro dos seus resultados e caso o empate permaneça, os resultados dos seus adversários devem ser levados em conta.
Agradeço a participação dos enxadristas e espero que continuem comentando! Nos vemos nos torneios do Vale!
Daniel Yoshito